Município de Sena vai ganhar seis unidades de sáude ao custo de 1,2 milhão

O novo prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, assinou na noite de quarta-feira, 7, as ordens de serviços autorizando a construção de seis unidades de saúde no município e ainda a implantação de cinco academias de saúde, espalhadas pelos bairros da cidade. A cerimônia aconteceu em seu próprio gabinete, sendo acompanhada pelos secretários Juza Bispo (administração e finanças), Adevaldo Rodrigues (Obras e urbanismo), Dinho Nascimento (Saúde), presidente da comissão pública de licitação, Cleiton Volponi e os representantes das construtoras.

dinhoemanoDas seis unidades de saúde, quatro serão implantadas na zona rural, atendendo as seguintes comunidades: Projeto de assentamento Favo de Mel, Boca do Caeté, Reserva Cazumbá-Iracema e seringal Recife. As outras duas (Aguinaldo Nunes e Carlos Afonso) serão erguidas na área urbana.

[foto E/D: prefeito Mano e o secretário Dinho]

As academias de saúde, no total de cinco, irão funcionar nas próprias unidades de saúde, abrangendo os bairros: Bom Sucesso, Bosque, Ana Vieira, Eugênio Areal e Segundo Distrito. Duas delas custarão 79.771,69 mil reais, cada uma e as outras três estão avaliadas cada uma em 99.606,77 mil reais.

Em relação às unidades de saúde da zona rural, cada uma custará 207.499,53 mil reais e as da zona urbana serão feitas com valores estimados em 281.665,82 mil reais. Esse recurso é oriundo do Ministério da Saúde.

Empresas locais

saudedinhoAs empresas que executarão as obras são do próprio município de Sena Madureira (Construtora Novo Tempo, construtora Moreira da Costa e construtora Canário e Rosa). Com isso a economia do município será aquecida e haverá ainda a geração de empregos para dezenas de pais de família.

“O desafio é não somente construir as unidades de saúde, mas principalmente garantir um atendimento digno aos moradores”, disse Mano.

Rufino também ateve-se às unidades de saúde da zona rural. “Trata-se de uma grande conquista para os moradores. Sabemos a dificuldade que eles tem para deslocar-se até a cidade, por isso, estaremos lutando para que os mesmos sejam atendidos em suas próprias áreas. Representa mais dignidade para os trabalhadores rurais e seus familiares. O momento é de muita alegria”, comentou.

Na próxima semana as obras deverão ser iniciadas.