Jovens iniciam curso para vagas em Shopping

Os cursos de formação que vão atender aos 240 jovens é uma ação do governo do Estado entre a Assessoria de Juventude, Instituto Dom Moacyr de Educação Profissional (IDM), Secretaria de Pequenos Negócios, Secretaria de Desenvolvimento para Segurança Social (Seds) e Secretaria de Indústria e Comércio (Sedict).

curso_shopping__foto_angela_peres_7Os jovens foram selecionados pela Assessoria de Juventude com base no cadastro da Brigada Jovem, que reúne voluntários para trabalhar em ações sociais do governo do Estado, como a campanha contra a dengue e a ajuda às vítimas da alagação. Os escolhidos têm mais de 18 anos, não estão trabalhando ou cursando faculdade e pelo menos um membro da família é cadastrado no Bolsa Família. 

“É uma forma de valorizar os jovens que participaram das brigadas e incentivar o voluntariado”, disse o assessor de Juventude, Tiago Higino. As vagas são distribuídas em quatro áreas: vendedor, estoquista, repositor e auxiliar de crediário.

Segundo Eloísa Pantoja, do Sistema Nacional de Empregos (Sine), ligado à Secretaria de Indústria e Comércio, os cursos que se iniciaram hoje são um desdobramento do termo de cooperação técnica assinado em 2009 pelo governo do Estado, quando o Executivo se comprometeu a capacitar mão-de-obra visando o mercado de trabalho aberto pelo shopping.

-Não basta fazer cadastro no Sine, é preciso se qualificar. Hoje nós temos um novo perfil de empresas que não exigem experiência na hora de contratar, mas não abrem mão da capacitação – comentou.

O gerente administrativo do empreendimento, Antônio Brito, falou sobre a oportunidade que os 240 jovens ganharam.

-Hoje nós estamos proporcionando a vocês uma porta aberta para o futuro. O sucesso é fruto de escolhas acertadas. A formação vocês terão, mas chegar ao sucesso é uma decisão pessoal – incentivou.

-Eu sei o valor que um salário tem na vida de um jovem, de uma família, e imagino a alegria do momento em que vocês receberem o primeiro pagamento e mostrarem aos pais de vocês. O shopping se comprometeu a absorver pelo menos a metade desta turma que vai se formar, mas eu tenho esperança de que vamos ultrapassar essa marca porque vocês vão se destacar – disse o governador Tião Viana.