Fé e coca na festa do Padroeiro de Xapuri

A Polícia Rodoviária Federal informou que apreendeu um quilo de cocaína com uma mulher que ia de Epitaciolândia (a 240 quilômetros de Rio Branco, na fronteira com a Bolívia) a Xapuri (180 quilômetros da Capital), na noite de quinta-feira, 19.

A droga seria vendida durante a festa de São Sebastião, cujo ponto alto dos festejos foi esta sexta-feira, 20.

Embora a apreensão tenha sido na quinta, 19, a notícia foi divulgada somente ontem. Elke da Silva Rodrigues, cuja idade não foi divulgada, estava num táxi que viajava pela BR-317 em direção a Xapuri.

A prisão ocorreu próximo ao posto de fiscalização do trevo que de acesso a Xapuri. De acordo com a PRF, ela havia comprado o entorpecente na Bolívia.

Por ser terra natal do líder sindical e ecologista Chico Mendes, assassinado em 1988, e conhecido mundialmente, a festa de São Sebastião, padroeiro da cidade, reúne muitos turistas de várias partes do País e do mundo, atraindo também traficantes de drogas.

Elke Rodrigues foi encaminhada à Delegacia de Repreensão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Federal em Rio Branco e indiciada por tráfico internacional de drogas. Depois, foi removida ao presídio Francisco de Oliveira Conde, onde deve aguardar julgamento. Se condenada, poderá pegar até 15 anos de prisão.