Ação da prefeitura na Reserva do Cazumbá

Os 20 anos de fundação da Associação Cazumbá, localizada no rio Caeté, foram comemorados em grande estilo no último final de semana. A Prefeitura de Sena Madureira em parceria com o Instituto Chico Mendes para Preservação da Biodversidade (ICMbio) promoveu uma série de atividades para os moradores.

cazumb1O ponto alto da programação se deu no sábado (17). Ao longo do dia foram realizados atendientos médicos, odontológicos, vacinação e outros, por meio do programa Saúde Itinerante, final do campeonato e realização de um torneio de futebol, atendimento do Bolsa Família, CRAS, PETI, Projovem, gincana entre escolas, apresentação de Hip-hop, capoeira e grafitte. À noite, aconteceu apresentação das quadrilhas Apoquentados do Cazumbá e Manguaça, show da Fabíola e som ao vivo.

No sábado, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, passou o dia inteiro na comunidade Cazumbá. Ele estava acompanhado dos secretários Dinho Nascimento (Saúde), Simone Matos (Cidadania), Jairo Cassiano (Produção), Wanda Motta (Educação), Astério Nogueira (Meio Ambiente) e do vice-prefeito, Hermano Filho.

Mano parabenizou a comunidade pela data marcante e fez questão de visitar cada residência, onde conversou com os moradores. “A comunidade Cazumbá está de parabéns pela forma de organização. São 20 anos de muitas conquistas. Estamos aqui para celebrar a data junto com os moradores e ao mesmo tempo garantir atendimentos em diversas áreas”, salientou.

Prefeito anuncia inauguração da Unidade de Saúde

O prefeito Mano Rufino aproveitou a viagem para vistoriar a construção da unidade de saúde na comunidade Cazumbá, iniciada neste ano. Os trabalhos estão bem avançados e a prefeitura projeta inaugurar a obra no próximo mês. “Trata-se de mais uma conquista para os moradores não somente aqui do Cazumbá como também de comunidades vizinhas. Esse foi um projeto iniciado na gestão do ex-prefeito Nilson Areal e que nós estamos tendo a oportunidade de executá-lo. No mês de setembro será feita a inauguração”, adiantou.

A unidade de saúde está sendo erguida em alvenaria.

O presidente da Associação Cazumbá, Nenzinho, demonstrou muito contentamento com o desfecho da programação. “Para nós esse é um momento de muita satisfação e alegria. Temos a honra de termos o prefeito Mano Rufino aqui prestigiando nossa festa e mais do que isso, a prefeitura trazendo as ações para nossa comunidade. São 20 anos de muita luta e também de vitórias. Todos estão de parabéns”, mencionou.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Mastroianne Furtado, o Mastró, Gilberto Lira, Tom Cabeleireiro e Alípio Gomes, além de representantes do IFAC. A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) também visitou os moradores sábado passado.

A reserva extrativista Cazumbá-Iracema é a 5ª maior reserva extrativista do País, com mais de 750.000 hectares de floresta amazônica preservados e com uma população aproximada de 350 famílias.