Governo anuncia Linhão Sena – Juruá

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou nesta quinta-feira, 14, o leilão para contração de empresa especializada para construção de linhas de transmissão de energia elétrica em 12 Estados brasileiros. O lote N, um dos 17 ofertados, foi arrematado pela Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) e envolve a construção de duas linhas de transmissão e duas subestações no Acre.

O anúncio da empresa vencedora foi feito pelo governador Tião Viana, durante coletiva realizada nesta manhã. Viana comemorou a ligação definitiva do Vale do Juruá ao Sistema Interligado Nacional (SIN). “Serão 600 quilômetros de linhas de transmissão, um investimento de mais de R$ 460 milhões em benefício de quem mais precisa. Serão gerados mais de 1.200 empregos diretos”, disse.

A Receita Anual Permitida (RAP) – rendimento anual a que a transmissora terá direito pelo serviço prestado, a partir da entrada em operação comercial das instalações – foi de R$ 38,9 milhões. O empreendimento deve interligar as regiões central e oeste do Acre ao SIN. A previsão de entrada em operação comercial é de 36 meses.

O representante da Eletronorte, Joquim Rolim, disse que a interligação do restante das cidades acreanas ao sistema nacional deve representar uma economia real aos consumidores. “Com a inauguração do linhão, o sistema termelétrico será desativado e nós teremos uma economia de 150 milhões de reais por mês com a compra de óleo diesel”, afirmou.