Eelições/2014: ‘Estamos dominados pela violência’, diz moradora em caminhada de Bocalom

Durante a caminha da Caravana 25 e 333, na manha de quarta-feira (16), no Bairro Plácido de Castro, a agente comunitária em saúde Ângela Maria Nunes disse que a população da região está vivendo sob o domínio da violência. “Os constantes assaltos, arrombamentos, brigas de gangues e o tráfico de drogas nos deixam como muito medo”, desabafou a moradoura. O candidato ao governo do Acre, Tião Bocalom, e ao Senado, o advogado Roberto Duarte Júnior, expuseram o programa da coligação “Produzir Para Empregar”, que propõe fortalece a Segurança Pública com mais polícia nas ruas,  boxes da PM nos bairros mais violentos e reimplantar o policiamento da família.

Morador do bairro há 20 anos, o comerciante Valdenir Aguiar França, que trabalha em uma mercearia cercada por grades, já foi assaltado três vezes. “Estou trabalhando para os bandidos, ironizou ele, afirmando que, além de nunca terem construído um box da PM no bairro, a ronda policial é praticamente inexistente. Os comerciantes Aldenir de França Pinheiro, Cosmo Mirando da Silva, Luiz Oliveira Pimentel e Francisca Souza Santos também relataram casos de assaltos e arrombamentos em seus estabelecimentos.

Bocalom afirmou que vai ampliar e fortalecer o efetivo da Polícia Militar, contratando 3,2 mil novos profissionais, dotando-os com equipamentos modernos.  Disse ainda que reestruturará as delegacias, melhorando as condições de trabalho dos policiais civis, investindo em inteligência. “Enquanto não diminuirmos os problemas econômicos e sociais, principais causas da violência, vamos combater firmemente esse que é o maior problema dos acreanos”, garantiu o candidato.

O candidato ao Senado, advogado Roberto Duarte, defende a mudaça do Código Penal, destacando a redução da maioridade penal, o que, em sua opinião, desestimularia a impunidade. “A segurança  pública é uma Política de Estado, mas não nos impede de modificar leis ultrapassadas ou inadequadas”, comentou ele, defendendo também mais oportunidades para os jovens, incluindo-os no mercado de trabalho, além dos sagrados diretos ao esporte e lazer.

[assessoria]