Governador Tião Viana agradece Dilma pela ajuda na hora difícil

Rio Branco vive a sua maior enchente de todos os tempos.

Milhares de pessoas vivendo em abrigos do governo do Estado e prefeitura da capital.

Da Agana
Ana Paula Pojo

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chegou a Rio Branco na tarde desta terça-feira, 3, para trazer mais apoio do governo federal ao estado.

(…)

“Quero registrar a minha gratidão ao governo federal pela solidariedade prestada ao Acre. Agradeço ainda, a sensibilidade da bancada federal, dos senadores, voluntários e de todos aqueles que têm se empenhado nesse trabalho junto com a gente”, agradeceu o governador Tião Viana.

Prejuízos e medidas de apoio para a capital

O prefeito Marcus Alexandre expôs ao ministro que, só em Rio Branco, 53 bairros foram atingidos pela enchente, somando quase cinco mil hectares de área alagada, que resulta em cerca de 90 mil pessoas diretamente afetadas. Com três pontes interditadas, a população sofre ainda com o desabastecimento de água e energia.

“Em 20 abrigos públicos nós alojamos 7.768 pessoas que recebem diariamente toda a assistência do governo. Já pleiteamos junto ao governo federal uma solicitação complementar de recursos que irão se somar aos R$ 2,5 milhões já autorizados pelo Ministério da Integração, para garantir o atendimento básico nos abrigos”, contou o prefeito.

Entre os danos apresentados na área de produção, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, calcula que mais de R$ 52 milhões em prejuízo para os produtores. Diante do expressivo número que atinge os agricultores, o governador Tião Viana pediu a sensibilidade dos bancos para a renovação das linhas de crédito, a fim de que esses trabalhadores possam recomeçar.

(…)

governador