Jorge Viana em Sena: ‘Não vou sair do PT. Vou seguir o Lula…’

 

J R Braña B.
em Sena Madureira


Em vídeo,
o senador Jorge Viana diz que a presidenta Dilma fará anuncio de concessão de Ferrovia que passará pelo Acre (Rb, Sena, Feijó, Tk, Cruzeiro) – assista aqui
O senador Jorge Viana e o deputado federal Angelim amanheceram o sábado na feira de Sena Madureira.

Eles queriam conversar com a imprensa do município e este oestadoacre.com foi convidado e esteve lá.

-Quero estreitar relação – disse o senador logo no começo.

Angelim (matéria específica aqui) emendou:

-Sena é a terceira cidade do Acre e precisa se recuperar.

Os dois falaram muito de como estão ajudando o município, de seus mandatos, e também sobre a crise política que o país atravessa e sobre o estado.

O primeiro questionamento ao senador Jorge Viana de oestadoacre.com foi sobre a crise política que o Brasil atravessa e o que ele acha da tentativa de golpe da oposição com apoio da mídia brasileira.

-O Brasil não pode ficar nessa crise existencial. Primeiro tem que respeitar a decisão da eleição. O PSDB não se conformou com o resultado da eleição… Quer esticar o ano de 2014. É um erro… Esse embate eleitoral tá ficando para trás. Sun Tzu dizia que a política é uma guerra sem sangue e a guerra é uma politica com sangue. A política no Brasil está sangrenta. O nível de debate da oposição é muito baixo. Beirando a preconceito e golpe.

A presidenta tem culpa?

-Ninguém pode questionar a honradez da presidenta Dilma. Acho que ela vai terminar o governo bem melhor do que estamos vendo agora. Temos que superar este momento de dificuldade.

E o PT?

-Está enfrentando um desafio porque o quadro político brasileiro tem problemas… Essa coisa de financiamento empresarial… financiamento de partido político é uma coisa muita séria. Apresentei projeto para proibir doação de empresário. Empresário visa lucro. Ninguém põe dinheiro em partido que não seja visando lucro…Isso não é contra o PT…é contra qualquer um.

Reforma política?

-Acho que a gente não faz a Reforma Política nem veta o financiamento empresarial. A política tá sob suspeição… todo mundo fala que o governo de Dilma está mal avaliado e o Congresso?…O Congresso tem aprovação de apenas 8%….pior que a presidenta. O PT deu um passo importante ao vetar recebimento de dinheiro de empresas, mas acho que temos de dar outro passo adiante, que é proibir que candidatos recebam também. Sou contra fazer da política um negócio.

Voltar às origens?

-Eu comecei minha história vendendo camisetas, bugigangas… Candidato tem que ir atrás do eleitor para ver se ele colabora…eu vendi camisetas aqui em Sena. Vamos trazer de volta a paixão para a política.

E Sena?

-Eu e Angelim viemos para ajudar. Não estamos disputando nada. Queremos ouvir. Acho que é um erro transferir debate da eleição do ano que vem pra agora. Quem tá no cargo tem que carregar no trabalho. Vamos conversar duas horas com a equipe da prefeitura. Alguma coisa fica e alguma coisa a gente pode levar.

Sobre declarações dadas dias atrás à imprensa:

-Tô pagando caro porque estou falando…

Sobre a crise que o PT enfrenta no governo:

-Se fosse o PSDB no governo a crise estaria muito pior. Se fosse o PMDB seria muito maior ainda. O PT tem sofrido muito. O PT mudou o Brasil e o Acre. Muita gente que nos apoiou tá com pé atrás. É normal. Agora mais do que nunca é preciso falar com a sociedade. Tem uns companheiros que acham que temos falar só internamente.

Saída do PT?

-Tem gente que fala assim: o Jorge tá preparando uma saída do PT. Não existe essa possiblidade. Único partido que fui filiado é o PT. Eu não sei o dia de amanhã… como sou cristão, acredito em Deus. Deus é que manda… amanhã ninguém sabe. Não tem nenhuma hipótese ou horizonte de eu tá querendo arrumar…. O que eu quero é ajudar o PT a superar isso. Prefiro seguir o Lula, que tá muito crítico em alguns aspectos, mas tá com muita fé.

Oestadoacre.com intervem: Mas  sua entrevista dias atrás aqui no Acre deu munição  para a oposição, que foi pra cima do governo fazendo comparações…

-Na entrevista  fiz do meu jeito a defesa do governo, do PT, da prefeitura da capital e do governo federal. Acho que puseram as coisas nos termos que é do jornalismo mesmo…cada um põe mais tinta para um lado…normal…pode ter havido incompreensões…é normal num momento conturbado. Agora a oposição, com todo respeito, não vou nem falar da oposição local, mas no plano nacional, a oposição não tem nenhum projeto para o Brasil. Quem faz oposição ao nosso governo hoje são as grandes cadeias de TV. E setores do judiciário. Esses, sim, fazem o papel de oposição….e a oposição fica querendo mudar o resultado da eleição. Eu aprendi com Lula: quando se perde eleição é porque faltou voto. Simples.

Críticas ao governo

-Eu tô na origem desse projeto. Tenho responsabilidade. Agora ninguém reestabelece diálogo se não der um passo atrás. Isso vale até na relação familiar. Eu não critiquei comunicação do governo. O que eu falei é que todos os secretários precisam virar um líder político… não tô aqui para justificar nada…cada um interprete do jeito que quiser…já foi…Isso não é fácil…tô com essa tese [de que secretário deve ser líder]…desde a minha época tô com essa tese e não consegui…Quem tá no governo tem que consertar os erros e melhorar. E a oposição tá com tempo de sobra para bater… Esse tipo de debate não me deixa sem dormir…Não me estresso mais com isso… As diferenças que existem são reais, concretas… O Tião tá se matando de trabalhar. Tá fazendo tudo que pode. No estilo dele. Como o Binho fez e como eu fiz.

Receita do sucesso

-Sena vai superar suas dificuldades. Vai precisar de tempo. É preciso vender a realidade e apostar no sonho. Se preparar e ter uma boa equipe porque ninguém faz nada sozinho. E ter bem claro onde você quer chegar.

Dilma

-Ela tem que deixar claro o que ela quer e como vai estar o Brasil daqui a três anos. Vai ter sacrifício para todo mundo, mas nós vamos chegar bem ali. A economia vai estar em tal lugar…é isso que chamo de cobrança de comunicação. Porque crise existe e é normal.

Outras Frases de Jorge Viana na entrevista concedida na Feira do Mercado de Sena Madureira, na manhã de sábado.

jv feira


-Vou falar na outra plenária do PT

-Tive uma boa reunião com Ermício (presidente estadual do PT)

-Algumas indelicadezas eu tiro por menos

-Discordo de conversar pra dentro

-Temos que conversar pra fora, para quem tá reclamando da gente

-E temos que dialogar com setores da oposição


Em vídeo:
Senador Jorge Viana diz que presidenta Dilma vai anunciar concessão de Ferrovia que passará pelo Acre (Rb, Sena, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro).. assista aqui na capa deste sítio.


PS
: quase no final do bate-papo, uma personagem de Sena, a ‘Maria Agarrada’ entra na conversa e desconcentra a entrevista.

‘Maria Agarrada’ é uma pobre mulher que vive jogada e sem proteção alguma perambulando pelas ruas do município e experimenta no dia a dia a tragédia e o revés humano.