De volta
* O pedido foi aceito na hora pelo governador Agnelo Queiroz e o seu padrinho político, o vice-governador, Tadeu Filipelli, teria lavado as mãos sobre o assunto.
De saída
Dizem que Pitiman (agora ele escreve assim) não foi sequer consultado sobre a escolha do sucessor. Para ele, o recado é claro. Não faz mais parte da corrente que elegeu Agnelo Queiroz e que participa de seu governo.
* É evidente que, nessas condições, fortalecem-se muito as possibilidades de que Pitiman procure uma nova alternativa partidária. O PSD pode ser uma opção. Mas não é a única.
Filiação no PSOL
O senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, e o presidente nacional do PSOL, Afrânio Boppré, chegam ao Acre no próximo dia 26 para prestigiar a filiação da sindicalista Dercy Teles, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri.
* Dercy dirige um sindicato que se tornou conhecido em várias partes do mundo por causa da luta do líder sindical e ecologista Chico Mendes. Ela chegou a presidir de 1981 a 1982 a entidade antes mesmo do ambientalista.
Procurador Municipal
O deputado Taumaturgo Lima protocolou requerimento interno na Mesa Diretora da Câmara para que seja incluída na Ordem do Dia a PEC 153.
* A referida proposta objetiva regulamentar a carreira de Procurador Municipal.
Mudança de data
Já o deputado Flaviano Melo ingressou junto à Mesa Diretora da Câmara, com uma PEC que altera as datas de posse do presidente e do vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais, distritais e estaduais.
* Atualmente, a posse do presidente e vice assim como governadores e vices se dá no mesmo dia, ou seja, a 1° de janeiro do ano posterior às eleições.
Mais denúncias
O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, instaurou auditoria para apurar denúncias recebidas na CGU e outras veiculadas pela imprensa nos últimos dias, envolvendo a Conab e o Ministério da Agricultura.
* Segundo nota, o ministro Wagner Rossi, da Agricultura, já se colocou à inteira disposição da Controladoria para todas as informações necessárias.
Reforma política
O Congresso retomará na próxima semana as discussões sobre a Reforma Política. Mudanças nas datas das posses, na duração dos mandatos e no sistema de coligações partidárias são assuntos que tomarão conta dos noticiários.
* Vale ressaltar que as mudanças políticas até que avançaram no primeiro semestre. Resta saber agora…
Exclusivo
No Senado, segundo o site Congresso em Foco, oito diferentes ações questionam gastos com pessoal, incluindo os supersalários. Até servidores afastados do trabalho ganhavam hora extra.
* O Ministério Público ainda avalia se pedirá ressarcimento aos cofres públicos.
[publicada originalmente em agazetanet]