Medidas que irão modernizar a comunicação entre o Tribunal de Justiça do Acre e a Secretaria de Segurança (SESP) foram estabelecidas esta semana. As instituições celebraram dois termos de cooperação técnica, assinados pelo desembargador-presidente Adair Longuini e pelo secretário Ildor Graebner.
Para Adair Longuini, a parceria garantirá uma série de vantagens, especialmente segurança e rapidez.
-Este é um ano voltado para tecnologia da informação. Essa integração é muito importante porque permitirá aos juízes e membros do Tribunal de Justiça o acesso a informações policiais sobre réus, posição de inquérito etc., por meio do sistema SIGO. Por outro lado, iremos garantir à Secretaria de Segurança, por meio do Malote Digital, que se comunique online conosco. Dessa forma, uma delegacia poderá enviar um ofício ou outras correspondências a um juiz virtualmente, sem papel, e vice-versa. Essa cooperação institucional vai trazer mais fiscalização, segurança, praticidade, economia e rapidez aos nossos serviços – destacou.
O secretário de Segurança, Ildor Graebner, considerou que a iniciativa irá modernizar a Justiça no Estado.
-É uma satisfação estendermos o SIGO ao Tribunal de Justiça, estabelecendo a partir de agora essa interação de nossas informações e sistemas, como também podermos nos comunicar pelo Malote Digital. A polícia trabalha para o Judiciário, logo, nada melhor que as comunicações, dados e inquéritos sejam tratados de modo mais eficiente e transmitidos por via eletrônica. Portanto, ao interagirem, nossos sistemas modernizarão a nossa Justiça – afirmou.