Carreira & Negócios – dicas

Atendimento: Não crie empecilhos – Em vez de dizer que não pode fazer, diga ao cliente o que você pode fazer. Em vez de criar empecilhos, abra caminho para a solução do problema. Em vez de dizer “não posso”, diga “posso fazer isso”.

Marketing: O “não” pode levar ao “sim” – O marketing, além de auxiliar na busca por soluções, precisa captar o motivo que levou o cliente a não comprar o seu produto. Com essa informação em mãos é possível melhorar o produto, atendimento, serviços e processos para conquistar o “sim” do cliente. 

Vendas: Direcione sua atenção – O vendedor que pensa que atirar para todo lado garante melhores resultados está enganado. Mantenha o foco e direcione sua atenção para potenciais clientes, ou seja, aqueles que tem alguma chance de comprar ou indicar o seu produtos ou serviço para outros clientes. 

Liderança: Lidere em todas as dimensões – Há lideres que exercem com maestria a liderança no trabalho, porém se esquece de fazer o mesmo em casa, diante da família. Assuma a postura de líder em todas as dimensões da sua vida. A liderança começa em casa e reflete em outras esferas da vida. 

Empreendedorismo: Sozinho tudo fica mais difícil – Levar o sonho adiante sem a ajuda de outras pessoas torna a tarefa pesada e difícil. Quando recebemos a colaboração de outras pessoas, o objetivo fica mais viável e conseqüentemente aumentam as chances de atingirmos o sucesso. 

Recursos Humanos: Números ajudam o RH – O departamento de RH precisa constantemente se basear em números para medir a eficiência de suas ações. Através de números e índices é possível saber como as ações estão fazendo efeito na empresa. Você tem essas informações? Qual é a taxa de rotatividade? Qual é o índice de absenteísmo? Quantos profissionais voltaram a estudar? Qual é o nível de satisfação dos colaboradores? Essas são apenas algumas questões que merecem ser avaliadas. 

Carreira: Cuide de sua saúde – Você deve monitorar regularmente sua saúde e cuidar para que tudo esteja bem. Boa alimentação, exercícios físicos, ambiente de trabalho calmo e confortável, tranqüilidade para trabalhar, boas horas de sono e níveis reduzidos de preocupação ajudam na manutenção da boa saúde. Lembre-se de que você para atingir o sucesso, a saúde merece cuidados especiais. 

Mais conteúdo: Quer saber mais? Artigos sobre técnicas, estratégias, gestão de vendas, dicas de vendas, atendimento e relacionamento com o cliente, marketing digital e muito mais você encontra em www.andrevinicius.com

André Vinicíus é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com expertise em marketing digital e desenvolvimento pessoal. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação de qualidade em vendas VendaMais. É colunista das principais mídias impressas e eletrônicas do país na área de negócios. Acesse www.andrevinicius.com. Siga-o no Twitter: @professorandre


Join the Conversation