Congresso nacional do PT aprova proposta acreana em Estatuto

Congresso nacional do PT aprova proposta acreana em Estatuto

Realizado em Brasília entre os dias 2 e 4 de setembro, o 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores trouxe mudanças significativas no estatuto da legenda. De acordo com o presidente do PT do Acre, Leonardo de Brito, as reformas representam um processo de inovação partidária como não se vê em nenhuma outra sigla do país, devido, entre outros aspectos, à participação das bases nas decisões tomadas.

Congresso_Nacional_PTMas no Acre as alterações não terão o mesmo ar de novidade como em outros Estados. Isso porque a legenda já trabalhava com parte das mudanças definidas no Congresso. “Estávamos adiantados em algumas questões. O evento serviu para institucionalizar esses pontos e fortalecer o vínculo do PT acreano ao nacional”.

No congresso, Brito viu aprovada uma emenda de sua autoria: a inclusão dos coletivos do PT nas redes sociais da internet como núcleos de base – agrupamentos petistas com poder de mobilização em ambientes de trabalho, escolas, bairros, entre outros locais. “Com isso, o PT demonstra ser uma legenda de inovação. Dialogar com essas redes mostra que estamos conectados com o futuro”, destaca o dirigente.

Em relação ao pacto de gênero, que igualou a participação das mulheres nas instâncias do partido, o presidente defende que a decisão abre as portas para a firmação da atuação feminina na política. Ele acredita que o partido no Acre tem condições de cumprir esta cota.

A decisão de limitar para três o numero de mandatos consecutivos de vereador e deputado e para dois o de senador também foi avaliado positivamente pelo dirigente. “O PT preza pelo seu programa e não pela carreira dos que representam o partido no poder”.

Brito integrou o grupo de 1350 delegados de todos os Estados brasileiros ao lado da vice-presidente do PT no Estado, Rosali Scalabrin; do senador Jorge Viana; do deputado federal Sibá Machado; da dirigente regional Julia Feitoza; e do secretário de meio ambiente do partido, Julio Barbosa.

Foto: Delegados e convidados no 4º Congresso Nacional do PT, em Brasília


Join the Conversation