Além do plano, o governador Tião Viana apresentou o resumo dos investimentos que serão realizados com o financiamento do BNDES, que foi garantido com a aprovação do ajuste fiscal. Confira algumas obras e ações que serão realizadas a partir do empréstimo de mais de R$ 700 milhões que foi aprovado pelo BNDES e autorizado pelo governo federal:
Os investimentos
- Urbanização de uma área de 64,3 hectares com implantação de ciclovias, área de lazer, valorização do leito de igarapé e recuperação da mata ciliar, beneficiando cerca de 2.000 famílias em Cruzeiro do Sul.
- Implantação de três centros de convivência para o idoso (Xapuri, Feijó e Rio Branco) com espaços para o desenvolvimento de atividades de lazer e cultura
- Implantação de cinco indústrias artesanais de processamento de peixes (Rio Branco, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Manoel Urbano).
- Construção de dez abatedouros artesanais de aves e suínos nos municípios do Alto Acre.
- Aquisição de máquinas e implementos agrícolas
- Construção de Unidade de Armazenagem de Grãos, com construção de três silos nos municípios de Acrelândia, Capixaba e Rio Branco e a Ampliação de três silos em Brasileia, Plácido de Castro e Senador Guiomard.
- Revitalização do Balneário Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul,
- Apoio a Pequenos Negócios Urbanos,
- Implantação da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre,
- Fortalecimento da Produção em Comunidades Indígenas,
- Implantação do Frigorífico de Peixes e do Núcleo Tecnológico de Piscicultura na Regional do Juruá.
- Implantação e Fortalecimento dos Polos Industriais nas Regionais do Alto Acre, Purus e Tarauacá-Envirá.
- Instalação de Agroindústrias de Fruticultura
- Construção da Fábrica de Fécula de Macaxeira em Cruzeiro do Sul.
- Implantação do Polo Oleoquímico.
- Modernização do Controle Interno do Estado.
Senador comemora
Anibal Diniz também comemorou a liberação de crédito de R$ 700 milhões ao governo do Acre. Com o empréstimo do BNDES, o senador espera que o governo possa investir em ações de infraestrutura e na produção. A assinatura do empréstimo foi feita nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, com a presença de governadores de dez estados.