Sena ganha sistema de identificação moderno

Na quarta-feira, 13, o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Haley Márcio Vilas Boas, acompanhado de Sandro Roberto Cunha Rodrigues, diretor do Instituto de Identificação (II), e Thiago Martins, diretor do Instituto Médico-Legal (IML), esteve em Sena Madureira (145 quilômetros de Rio Branco), onde teve início a implantação do sistema informatizado de identificação civil e criminal no município.

policiiasena“Trouxemos equipamentos que irão proporcionar uma maior agilidade no cadastro e emissão de carteiras de identidade. Nesse primeiro momento, instalamos um scanner de impressões digitais, uma maquina fotográfica digital e um Pad assinatura, aparelhos necessários para captar impressões, fotografia e assinatura por meio digital”, explicou Vilas Boas.

O serviço em fase de implantação em Sena Madureira é o mesmo usado no Instituto de Identificação em Rio Branco, que se encontra dotado do Afis – Sistema de Identificação Automatizado por Imagem. O arquivo automatizado é abastecido com todos os dados do cidadão, como fotografia, impressão digital, biométrico, assinatura, biográfico e sinais particulares. Para a identificação civil e criminal, a versão é similar à utilizada pelo FBI, nos Estados Unidos.

O Acre é pioneiro na Região Norte no uso da tecnologia Afis para a identificação civil e criminal, emissão de carteiras de identidade e elucidação de crimes. O sistema baseado na tecnologia Alemã (Dermalog) tem aumentado a eficiência e a segurança dos serviços prestados pela Secretaria de Estado da Polícia Civil na área de perícia.

Os gestores reuniram representantes de classe, entre os quais Apolinário de Souza, vice-presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Sena Madureira (Umasem). Durante a reunião, foram esclarecidas particularidades do sistema, que passará a ser utilizado na cidade a partir do próximo mês.

Por determinação do secretário da Polícia Civil, Emylson Farias, Haley Vilas Boas anunciou para a comunidade que o governador Tião Viana, através da Sepc, projeta a implantação de uma unidade do IML no município a partir da realização de concurso público, que se encontra em fase de execução pela equipe de governo, para contratação de profissionais da área. O diretor finalizou falando da importância do trabalho realizado pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Técnico-Científica.


Join the Conversation