O Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Rio Branco (Sinvvea) comemora o recorde de vendas de carro no mês de junho no Acre. De acordo com a entidade, as vendas aumentaram 26,29% em junho na comparação com maio. Os resultados se devem à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) determinada pelo governo federal para combater a crise econômica internacional.
-As vendas andavam um pouco paradas nestes últimos meses e muitas pessoas estavam receosas para comprar carros, pois não sabiam como iam ficar os juros, se iam ser reduzidos ou se iam aumentar, porém com a confirmação do desconto do IPI só houve melhoras – destaca o presidente do Sinvvea e um dos diretores da Fiat no Acre, Leandro Domingos.
Em junho, foram emplacados 759 automóveis e comerciais leves, contra 601 de maio. O crescimento do mesmo período do ano anterior, no entanto, chegou a 29,52%. Já comparando o primeiro semestre deste ano com o de 2011, a alta foi de 4,46%. O salto em junho permitiu que o número de vendas se torne um dos maiores deste ano.
O resultado coloca o Acre acima da média nacional, que registrou 24,18% entre maio e junho. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), este é o melhor mês de junho da história do setor automobilístico, que conta com incentivos fiscais do governo até 31 de agosto.
Segundo a Fecomércio, a Fiat segue como a marca líder de vendas em 2012 no estado. Somando automóveis e comerciais leves, a empresa vendeu em junho 171 unidades, enquanto no acumulado de maio foram 145. Os modelos mais procurados, segundo o gerente de vendas da Fiat, Édson Molina, são o Uno e o Palio.
A entidade não informa o volume de vendas das concorrentes da Fiat.