Por meio da Secretaria Municipal de Obras, a prefeitura de Sena divulgou nesta semana um balanço relacionado ao trabalho de reabertura de ramais, desencadeado na segunda quinzena do mês de abril. Mesmo enfrentado dificuldades no que tange à questão do maquinário, até o presente momento, segundo relatório, já foram reabertos 268 quilômetros de ramais. A meta é reabrir 1600km.
Além de facilitar o acesso, a reabertura dos ramais garante, ainda, a implantação do programa Luz para Todos que, aliás, neste ano os trabalhos já começaram pelos ramais: Burcaias, Boca do Caeté e Sérgio Barros.
Parceria com o Incra e Governo
Inicialmente, de acordo com informações repassadas pelo Deracre, será celebrado um convênio com a Prefeitura, por meio da qual, o referido setor ficará responsável pelos trabalhos em 100 quilômetros, incluindo a instalação de 87 linhas de bueiros nos locais necessários. Até a segunda quinzena de junho, as máquinas do Deracre deverão iniciar as ações.
Presente na reunião de ontem, o superintendente do INCRA no Acre, Idézio Frank, assegurou que o Incra se encarregará nesse primeiro momento pelo melhoramento em mais de 200 quilômetros de ramais, sobretudo nos projetos de assentamentos.
Transporte da Produção
O secretário municipal de Produção, Jairo Cassiano, adiantou que dentro das possibilidades da Prefeitura, o transporte da produção foi iniciado. “Temos um caminhão em funcionamento e o prefeito determinou o conserto em outro veículo para garantir o transporte e evitar que os colonos tenham despesas com fretes. Além disso, estamos solicitando do Incra que possa fornecer um caminhão para a Prefeitura, com fins de dar mais agilidade no transporte”, salientou.