Testes rápidos de Hepatites B e C estão disponíveis em Sena

A rede municipal de saúde de Sena Madureira está disponibilizando os testes rápidos para Hepatites B e C. Foi definido que durante um dia da semana (toda terça-feira), as unidades básicas de saúde estarão de prontidão para realizar o procedimento. É preciso que o morador apresente um documento de identificação, preferencialmente o cartão do SUS.  O resultado é conhecido dentro de no máximo 15 minutos.

De acordo com a enfermeira Valéria Cristina, coordenadora do programa de combate e controle as Hepatites virais em Sena, a realização dos testes rápidos é de fundamental importância. “A meta principal é o diagnóstico precoce. A rede pública oferece o tratamento, por isso, quanto mais cedo à doença for diagnosticada, maiores são as possibilidades de reabilitação do paciente”, ressaltou.

O médico infectologista Alan Areal, um dos mais conceituados do Acre, atende em Sena Madureira semanalmente, fazendo o acompanhamento dos pacientes. “No ano passado foram mais de 200 casos registrados em Sena Madureira e têm surgido novos casos. Isso preocupa. Por outro lado, o município tem o privilégio de contar com o teste rápido em todas as unidades. Isso é um grande passo, um fato que até pouco tempo atrás não era uma realidade em Sena, por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas e possam procurar esse atendimento”, salientou.

Em Sena Madureira as maiores incidências são os casos de Hepatites B e C.

[divulgação psm]

Sair da versão mobile