GovFed
Com 6,2% de desemprego, índice brasileiro é menor do que em países vizinhos e na Europa.
A taxa de desemprego do Brasil atingiu 6,2% em março, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta terça-feira (28). Quando comparado com o cenário internacional, o índice é mais baixo do que diversas nações da Europa, como Espanha (23,8%), Portugal (13,5%) e França (10,4%). O índice de desemprego na Grécia, por exemplo, é quase quatro vezes maior do que o do Brasil.
Além disso, o índice também é menor do que em algumas nações vizinhas, como a Argentina (6,9%) e Peru (7%).
Para fortalecer a saúde da economia brasileira frente à crise internacional e impedir que a geração de empregos seja afetada, o Governo Federal promove, também, várias ações de ajuste fiscal, reduzindo algumas de suas despesas como folhas de pagamento, processos licitatórios e viagens de servidores. A busca da sustentabilidade fiscal preserva os direitos dos trabalhadores, o acesso à educação e outras políticas do governo.
“Os direitos trabalhistas são intocáveis. E não será o nosso governo, um governo dos trabalhadores, que irá revogá-los”, disse a presidenta Dilma Rousseff, durante reunião ministerial no início deste ano.