AgGov
Nayanne Santana
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 5, o levantamento parcial do número de matrículas na educação básica das redes públicas estaduais e municipais de ensino de todo o país. Os dados referem-se ao ensino das zonas urbanas e rurais.
“Manter esses dados atualizados é de suma importância, pois é por meio das informações do Sistema Educacenso que o governo federal, os Estados e os municípios desenvolvem as suas políticas públicas, repassando os recursos para execução dos programas educacionais”, destacou Justino Queiroz, chefe da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE) da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).
Os números foram divulgados no Diário Oficial da União e podem mudar à medida que as escolas fizerem as alterações exigidas pelo Educacenso.
No Acre, os resultados preliminares apontam que, nas esferas estadual e municipal, 70.566 alunos estão matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental, em turno parcial. Já em tempo integral, soma-se 20.670. Nos anos finais, os números mostram que 45.854 estudantes estão matriculados em tempo parcial e 12.453 em tempo integral.
No ensino médio, 39.731 alunos em tempo parcial. Em turno integral o número cai para 228 no total. Na modalidade presencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 17.263 estão matriculados somente no ensino fundamental. No ensino médio são 7.527 matrículas.
Na educação infantil, incluindo creches e pré-escolas das redes municipal e estadual, o número chega a aproximadamente 32 mil crianças em turnos integrais e parciais.
Educacenso
As correções devem ser feitas pelos gestores escolares até o dia 4 de novembro na plataforma do Educacenso, no site do Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Anísio Teixeira (Inep), no endereço http://educacenso.inep.gov.br.