WhatsApp totalmente gratuito (Aplicativo não efetuará mais a cobrança da taxa anual)

 

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que está presente no dia a dia de, praticamente, todo mundo. Com ele, a comunicação com os amigos, com a família, as compras e até mesmo a resolução dos problemas de trabalho são facilitados, atraindo cada vez mais usuários interessados em rapidez. Contudo, muita gente não sabia que umataxa era cobrada todo ano e é justamente essa taxa que deixa de existir a partir de agora.

A taxa que o aplicativo costumava cobrar de seus usuários era de um valor bem baixo: apenas $1. Além disso, o primeiro ano de uso do WhatsApp era gratuito e, quando se aproximava a data de vencimento desse primeiro ano, algumas mensagens falando da necessidade do pagamento começavam a aparecer. O objetivo da taxa era gerar recursos para o WhatsApp.

No entanto, efetuar o pagamento da taxa era uma tarefa bastante difícil e isso era devido à forma de pagamento: cartão. Como é de se esperar, quem não possui cartão ficava buscando um jeito para pagar e outras pessoas tinham outra técnica: trocar de chip. Assim, elas conseguiam mais um ano para desfrutar do serviço sem pagar a tal taxa.

Inserção de anúncios: a preocupação dos usuários

Com a notícia de que o WhatsApp não cobrará mais essa taxa de $1, muitas pessoas passaram a se perguntar como o aplicativo conseguirá gerar renda para os seus donos e é aí que surge uma preocupação: a possibilidade de começar a aparecer anúncios, o que prejudicaria a experiência com o serviço.

Entretanto, o público pode ficar tranquilo, pois isso não irá acontecer, de acordo com o próprio CEO. Dessa forma, resta apenas esperar para ver qual será a estratégia adotada pelos administradores do aplicativo, uma vez que existe a necessidade de gerar lucro.

A hipótese mais provável é que o aplicativo firme parceiras com outras empresas. Contudo, o fato é que nenhum tipo de propaganda será veiculado e o público continuará fazendo uso do aplicativo da mesma maneira que tem feito até agora.

A influência dos usuários na decisão do WhatsApp 

Para que os donos do WhatsApp decidissem deixar a cobrança de lado eles levaram em consideração o fato de que essa prática era desaprovada pelas pessoas que faziam o download do aplicativo. Além disso, os consumidores também fizeram parte da decisão de não incluir os anúncios como forma de suprir o valor das taxas que deixam de ser cobradas.

A interação entre as empresas e os usuários de um serviço é uma tendência que tende a crescer ainda mais e que é bastante lógica: quem consome um produto deve ter voz ativa na hora de decidir o que a empresa fará ou não. Mais uma vez, o WhatsApp faz jus ao seu ramo, o da comunicação, e ajuda a firmar uma relação mais próxima entre as companhias e os consumidores dos seus serviços.

Fonte: Net Itapecerica da Serra

Sair da versão mobile