Sena: Educação busca os gênios que estão escondidos

by Maria Lúcia, edição

 

PSM

EDUCAÇÃO: PROFESSORES RECEBEM FORMAÇÃO VISANDO IDENTIFICAR E APOIAR ALUNOS SUPERDOTADOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM SENA MADUREIRA

Pela primeira vez em Sena Madureira, gestores de escolas, professores e outros profissionais da educação receberam uma capacitação para se desenvolver um trabalho com os alunos superdotados da rede pública de ensino. A iniciativa que contou com integral apoio da Prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Educação foi aplicada por profissionais do Núcleo de Atividades de altas habilidades-superdotação (NAAH-S).

Capacitadores de Rio Branco foram destinados ao município de Sena para repassar diversos conhecimentos que possam levar o professor a identificar dentro da sala de aula os alunos superdotados e, a partir daí, ajudá-los mais ainda em suas habilidades. “Esse é um público que ainda está escondido. Muitas vezes o comportamento do aluno superdotado não difere dos demais colegas, por isso, o professor precisa está capacitado para identificá-lo. Geralmente, eles têm um emocional maior e precisam de apoio sob pena de até mesmo saírem da escola. Essa capacitação é apenas o começo desse trabalho. Mais na frente outros ensinamentos serão repassados”, comentou a professora Valdirene Ribeiro, capacitadora.

A professora Marcela Amaral, coordenadora da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Sena Madureira, disse que se trata de algo novo na educação do município. “Nossos professores aqui lidam, até então, com as limitações – os alunos com necessidades especiais. Com as altas habilidades é a primeira vez. A capacitação terá continuidade para que o professor possa traçar estratégias visando ajudar esses alunos. Nesse sentido, queremos agradecer o apoio da Prefeitura e da secretaria municipal de educação”, enfatizou.

Os capacitadores apresentaram trabalhos dinâmicos, envolvendo os professores nas novas aprendizagens. Iniciada na tarde de quarta-feira e finalizada nesta quinta-feira, a formação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

alunos genios