Cesário Braga: acabou o sonho de nação

oestadoacre reproduz pensamento em voz alta do dirigente do PT do Acre

Cesário Campelo Braga, dirigente do PT do Acre

Reformas para um Brasil Colônia

 

Por Cesário Braga

Para falar da reforma previdenciária em apreciação, assim como a reforma trabalhista em vigor, vale a pena comparar o que tem acontecido na China e o que o governo federal tem dito, assentado sob o argumento que isso possibilita a competitividade para o ingresso no mercado global de mão de obra e estratégias para atrair investimentos internacionais.

Um trabalhador chinês já ganha mais que um trabalhador brasileiro. E vale lembrar que a expansão do domínio chinês não se deu apenas pela abertura ao mercado internacional ou pela precarização da mão de obra, mas por duras medidas protetivas para o mercado consumidor local e uma estratégia estatal mais dura ainda de produção e captura de tecnologia!

Para ingressar no mercado chinês o capital internacional deve se adequar às regras estatais e dividir o seu conhecimento científico. O que ocorre no Brasil, de Temer, autor das reformas, é exatamente o oposto. Desoneração fiscal, precarização do trabalho e fim da tecnologia nacional.

A China optou por ser uma potência e o Brasil quer retornar à condição de colônia, onde Povo será escravizado pelas grandes indústrias, nossos recursos naturais serão explorados de forma desmedida e as riquezas transferidas para os paraísos fiscais.

Havia em curso um projeto de se fazer do Brasil uma nação com investimentos na indústria naval, fortalecimento das grandes empresas brasileiras e produção de conhecimento por meio do ingresso de estudantes brasileiros no ensino superior no Brasil e no mundo, além de uma aliança tática com os grandes emergentes, vide BRICs. Tudo isso alicerçado na distribuição de renda como fomento para o mercado interno.

Porém, o espírito de vira-latas do terceiro mundo que contamina o desejo entreguista de topar ser qualquer coisa para está aliado a Europa ou EUA acabou com nosso sonho de nação.

Contudo, ainda existe esperança no retorno da classe trabalhadora ao poder, comprometida com o país e com um projeto nacional de fortalecimento de uma nação.

O Brasil tem todos os elementos necessários para uma grande potência: grande extensão territorial, com consequente abundância em recursos naturais; um enorme contingente populacional com potencial de crescimento; e, acima de tudo, um povo trabalhador. Basta organizar o time e voltar a jogar o jogo!

Essa tese de que o Brasil vai quebrar se não fizer a reforma é firula de quem quer ampliar o próprio lucro e de seus amiguinhos às custas do suor do povo brasileiro!

Secretário Estadual de Organização do PT Acre

———

Divulgue aqui a sua mensagem de Natal e Ano Novo

Contato:

Celular – 55 68 9 9921 6315

Twitter: @oestadoacre

E-mail: oestadoacre@gmail.com

Sair da versão mobile