O Governo Federal instalou na quinta-feira (4/5), o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), espaço destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade.
O Acre tem dois representantes no chamado ‘Conselhão’, que reúne um total de 246 integrantes.
Um deles é o presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativista (CNS), Júlio Barbosa de Aquino, que nasceu em Seringal Cachoeira. Sindicalista, seringueiro e militante de causas ambientais, ele já teve dois mandatos como prefeito de Xapuri.
Outro nome do Acre que integrará o Conselhão é o superintendente da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre, Manoel Monteiro de Oliveira, que foi seringueiro dos 12 aos 22 anos e traçou sua história na entidade..
(…)
Grifo Meu: participar de um fórum como o Conselhão é importante para o Acre…Os tempos são outros, as exigências são outras…nada contra os indicados, mas há personagens acreanos, no campo democrático – à altura dos indicados ou até em melhores condições neste momento, que poderiam ter uma chance…a vida é ciclo, pessoal!!!
J R Braña B.