Tecnologia revela antiga Amazônia

oestadoacre.com

by JLab – Um estudo recente(2022) publicado na revista científica Nature, aponta como a tecnologia desempenha um papel fundamental nas descobertas do passado.

Graças ao uso de lasers de alta potência, arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante: construções de uma antiga civilização na Amazônia. Essa descoberta ocorreu na região conhecida como Llanos de Mojos, localizada na porção sudoeste da Amazônia boliviana.

Os especialistas identificaram dois sítios arqueológicos de grande magnitude, abrangendo áreas de 147 e 315 hectares. Para termos uma noção, um campo de futebol tem cerca de 1 hectare. Esses sítios revelaram estruturas arquitetónicas impressionantes, incluindo pirâmides cônicas com até 22 metros de altura. Além disso, foram encontrados mecanismos sofisticados projetados para gerenciar sistemas de água, como canais e reservatórios, além de plataformas cerimoniais.

A utilização de lasers de alta potência permitiu que os arqueólogos identificassem estruturas que estavam escondidas sob a densa vegetação amazônica, revelando um verdadeiro ‘tesouro escondido em plena floresta. Essa descoberta pode fornecer insights valiosos sobre as sociedades antigas que habitavam a região, ajudando-nos a compreender melhor a história e a cultura da Amazônia.

Aguardemos as próximas revelações dessa pesquisa arqueológica…

Leia também:

Governo vence batalha legislativa – OEstadoAcre.com

 

Sair da versão mobile