Tudo é política!
segunda-feira, outubro 13, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

PMRB considera greve abusiva e pede na Justiça que trabalhadores da educação retornem ao trabalho

por oestadoacre.com
10 de agosto de 2023
em Acre
greve
Mandar no Zap

PMRB – Esgotadas as tentativas de diálogo para que os trabalhadores da Educação, em greve desde o dia 19 de julho, retornem ao trabalho, a Prefeitura de Rio Branco decidiu entrar na Justiça para garantir a volta das aulas nas creches e escolas de educação infantil da rede municipal de ensino.

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (10), o secretário municipal de Gestão Administrativa, Jonathan Santiago, explicou que por entender que se trata de um movimento abusivo, a Procuradoria Geral do Munícipio ingressou uma ação com pedido de liminar pelo fim da greve dos servidores de apoio.

“Não estamos discutindo a legalidade dela porque são situações distintas, mas abusividade sim. Quando o sindicato traz demandas que não estão envolvidos um cunho social, um cunho econômico como demonstrei com números, a gente parte para outra situação que é o campo político dessa greve para tentar desgastar a atual gestão, mas nós estamos firmes e comunicamos novamente que em 2023 não teremos reajuste. Gostaríamos novamente que eles retornassem, que a gente vai seguindo negociando para uma possível implementação em 2024”, disse o secretário.

Incentivados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), serventes, merendeiras, vigias, cuidadores educacionais e demais funcionários administrativos das escolas decidiram pela greve exigindo aumento de 14,95%, o mesmo percentual concedido aos professores do magistério.

No entanto, ao expor os números para a imprensa, o secretário demonstrou que a prefeitura vem promovendo, ao longo dos dois anos e meio da atual gestão, a valorização dos servidores da educação municipal, desde melhorias salariais, como o reajuste do piso para R$ 1.500 na carteira, até a redução da jornada de trabalho de 35 para 30 horas.

Mesmo assim, segundo ele, o Município não irá se omitir de continuar a negociação, mas afirma que para este ano o orçamento previsto não permite mais reajustes.

“Nós não temos uma previsão de orçamento para 2023 para reajuste em folha. Já houve um reajuste considerável desde o ano passado e esse ano inclusive para esses servidores que estão em greve. O Município não está se omitindo de fazer um debate a partir da segunda quinzena de outubro até o mês de novembro que vai culminar com os estudos junto com o Tesouro para mandar a Lei Orçamentária para a Câmara de Vereadores e nesse momento, aí sim, a gente vai ter uma real situação”

De acordo com o secretário-adjunto de Educação, Paulo Machado, a greve é injusta e está prejudicando a população usuária dos serviços das cerca de 20 unidades escolares que estão de portas fechadas.

“Essa greve é inadequada, inoportuna e injusta porque há o reconhecimento do que a prefeitura vem realizando no sentido de valorizar os trabalhadores, além dos investimentos estruturais nas escolas que estão sendo reformadas, os investimentos em tecnologia, em transporte. São situações que poucas capitais no Brasil têm. Nós na escola prestamos um serviço social muito grande quando abrigamos essas crianças, alimentamos essas crianças e essas crianças ficando sem essa prestação de serviço, as famílias que precisam desse serviço são prejudicadas porque não podem trabalhar, porque não tem com quem deixar os filhos. Na minha opinião, essas famílias é que estão sendo as vítimas de todo esse movimento grevista irresponsável”.


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Autor: oestadoacre
Tags: abusivaeducaçãogrevepmrb
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

milei

ICL desmonta a fake news do governo neoliberal-extremista da Argentina…📹

12 de outubro de 2025

Filme do ICL Foi um parto o ICL conseguir pôr no ar esse documentário...foi censura de tudo quanto foi jeito...

oposição

Oposição viva em Sena, o que exige mais do prefeito Gehlen…📹

11 de outubro de 2025

Em Sena não há partidos, há grupos familiares que se juntam e criam agremiações políticas... E o povo embarca porque...

mega-sena

Mega-sena concurso 2.926…acumulou!

11 de outubro de 2025

EBC - Veja os números sorteados: 03 - 04 - 14 - 35 - 45 - 49. A quina teve...

Dia das Crianças será de festa no Parque Chico Mendes

Dia das Crianças será de festa no Parque Chico Mendes

11 de outubro de 2025

Por Marinara Lusvardi PMRB - O Parque Chico Mendes será o ponto de encontro das famílias neste domingo (12), com...

flávio dino

Flávio Dino vence ação contra hospital por morte de filho e doará o dinheiro

11 de outubro de 2025

EBC - O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta sexta-feira (10) ter vencido em definitivo uma...

Mais lidas

  • Prefeito Gehlen: ‘Se for chorar, envia áudio…vou fazer história em Sena’…🔊

    Prefeito Gehlen é quem manda e ponto final…📹

    44 Compartilhamentos
    Compartilhar 18 Tweet 11
  • Acaba em confusão sessão dos vereadores em Sena…📹

    34 Compartilhamentos
    Compartilhar 14 Tweet 9
  • Oposição viva em Sena, o que exige mais do prefeito Gehlen…📹

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • ‘Vocês pensam que venceram’…📹

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol é registrado no Acre

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

Últimas Notícias

pagina 12

Vídeo vergonhoso de Javier Milei, presidente da Argentina, neste 12 de outubro…📹

12 de outubro de 2025
Itália: Papa Leão 14 e Marina, que foi ovacionada após discurso…📹

Itália: Papa Leão 14 e Marina, que foi ovacionada após discurso…📹

12 de outubro de 2025
dandão

Crônica de Dandão – Professora Deuí

12 de outubro de 2025
Domingo e a arte de Jesayas Teixeira….🎨

Domingo e a arte de Jesayas Teixeira….🎨

12 de outubro de 2025
Dia das Crianças…nesta tarde na periferia de #RBcapital

Dia das Crianças…nesta tarde na periferia de #RBcapital

12 de outubro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.