Capacitação tecnológica de mulheres presentes no Bolsa Família (atenção, Recife…!)

Acordo vai disponibilizar 500 vagas de capacitação digital para mulheres inscritas no Cadastro Único por meio da plataforma de serviços de computação em nuvem, além de oferecer oportunidade de emprego

oestadoacre.com

(…) O programa vai começar este ano com um projeto-piloto contemplando 50 mulheres negras, com idade entre 17 e 25 anos, moradoras das cidades de São Paulo, Juiz de Fora (MG) e Recife (…)

 

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), nesta quarta-feira (23.08), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Amazon Web Services (AWS).

 

Teremos uma forma de trabalhar a qualificação para proporcionar a inclusão produtiva, dar oportunidade de emprego para as mulheres presentes no Cadastro Único, no Bolsa Família. E o presidente Lula sabe a importância do emprego para tirar o Brasil do mapa da fome”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

A plataforma de serviços de computação em nuvem disponibilizará 500 vagas em cursos de capacitação digital para mulheres inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família. “Essa parceria é muito importante. Tem a ver, sim, com a primeira infância, porque dá prioridade às mulheres”, disse o ministro Wellington Dias, durante o evento de criação do Grupo de Trabalho da primeira infância no âmbito do “Conselhão”.

“Teremos uma forma de trabalhar a qualificação para proporcionar a inclusão produtiva, dar oportunidade de emprego para as mulheres presentes no Cadastro Único, no Bolsa Família. E o presidente Lula sabe a importância do emprego para tirar o Brasil do mapa da fome”, prosseguiu o titular do MDS.

As vagas que serão disponibilizadas integram o treinamento Talento na Nuvem, uma iniciativa da AWS e da Nexa, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, para capacitar gratuitamente 80 mil pessoas no Brasil entre 2023 e 2025.

“Sem o MDS nós não chegaríamos às mulheres de baixa renda beneficiadas pelo Programa Bolsa Família com crianças pequenas. Queremos abrir este mercado, um mercado de oportunidades”, celebrou Paulo Cunha, diretor-geral da Amazon Web Services.

“Essa parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social nos dá a oportunidade de gerar um impacto social ainda mais profundo, levando essa formação a jovens mulheres negras que dificilmente teriam acesso a esse mercado tão promissor”, completou Andrea Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS na América Latina.

O programa vai começar este ano com um projeto-piloto contemplando 50 mulheres negras, com idade entre 17 e 25 anos, moradoras das cidades de São Paulo, Juiz de Fora (MG) e Recife. As selecionadas irão passar por um curso de nivelamento digital 100% presencial antes do início do curso de computação em nuvem. Todas as despesas de transporte e alimentação serão custeadas pelos parceiros privados do programa.

Após o nivelamento digital, as participantes vão receber uma formação de 300 hora de introdução à programação, habilidades socioemocionais, em curso que apresenta os conceitos, serviços e terminologia da nuvem AWS, capacitação no uso de ferramenta de programação da empresa e preparação para a prova de certificação da AWS. As estudantes que concluírem o curso serão conectadas a vagas de emprego em empresas dos ecossistemas da AWS e da Nexa, por meio de feiras de carreira e de uma plataforma digital.

A computação em nuvem é a tecnologia com a maior demanda no mundo até 2025, conforme o Fórum Econômico Mundial. No Brasil, um estudo da Brasscom aponta que o setor de tecnologia terá um déficit de 530 mil pessoas no Brasil, também até 2025, e que os salários médios na área são o dobro da média nacional.

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome

Sair da versão mobile