Código Civil: comissão que atualiza legislação abre canal para sugestões

Agência CNJ de Notícias

oestadoacre.com

Os juristas Rosa Maria de Andrade Nery, Flávio Tartuce, Luis Felipe Salomão e Marco Aurélio Bellizze em reunião da comissão – Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A comissão de juristas que elabora proposta para atualização do Código Civil, formada pelo Congresso Nacional, criou um canal para receber sugestões de aprimoramentos da legislação. Qualquer cidadão pode enviar sua colaboração por e-mail: cjcodcivil.sugestoes@senado.leg.br. O grupo, que iniciou os trabalhos no último dia 4 de setembro, é presidido pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Na primeira reunião, a comissão de juristas definiu a criação de sete grupos temáticos: parte geral; obrigações e responsabilidade civil; contratos; empresa; direito de família; sucessões; direito digital. O plano de trabalho inclui reuniões ordinárias e audiências públicas. Cada grupo terá um sub-relator. Também estão previstas audiências especiais nas regiões sudeste, sul e nordeste. O grupo se reúne novamente às 10h da próxima quinta-feira (28/9).

As reuniões com todos os integrantes ocorrerão uma vez por mês, com os grupos de trabalho atuando em paralelo. A comissão tem ao todo 38 integrantes, número que pode aumentar, segundo o presidente do colegiado. O grupo tem 180 dias para elaborar e entregar à Presidência do Senado um anteprojeto de lei com as atualizações propostas para o Código Civil. Depois disso, a própria Presidência encaminhará o texto, na forma de projeto de lei, para análise dos senadores, passando pelas comissões e pelo Plenário.

O Código Civil foi sancionado em 10 de janeiro de 2002 e entrou em vigência um ano depois, em 11 de janeiro de 2003, substituindo o código anterior, de 1916.

 

Fonte: Agência CNJ de Notícias, com informações da Agência Senado

Sair da versão mobile