Prefeitura e vereadores de Sena mudaram regime jurídico dos servidores municipais…E agora?

No começo do segundo mês de governo, o prefeito Gehlen, sancionou projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores que instituiu o ‘Regime Jurídico Único dos Servidores Civis do Município de Sena Madureira, das autarquias, inclusive as de regime especial, e das fundações públicas municipais’.

Consta no D.O do dia 5 de fevereiro.

Antes, o que vigorava era o regime CLT(celetista).

Qual a diferença entre os dois e como funcionam (tabela):

 

oestadoacre ouviu duas opiniões sobre essa medida tomada pela prefeitura de Sena, com o aval, diga-se, da maioria dos vereadores..

O primeiro que ouvimos foi o ex-presidente do Sinteac e ex- secretário de administração da prefeitura de Rio Branco, professor Cláudio Ezequiel que se encontra há meses em sério e complicado tratamento médico na cidade de Goiânia, mas se dispôs a gravar uma opinião depois que leu a publicação no D.O pela prefeitura de Sena em relação à mudança no regime jurídico dos servidores.

Ouça Cláudio Ezequiel

oestadoacre também foi ouvir um especialista em serviço público e em finanças sobre o assunto que omitiremos o seu nome aqui a pedido.

Vamos chamá-lo de Fernando

— O novo Regime Jurídico dos servidores da prefeitura de Sena instituído pelo município pode ser considerado bom?

Fernando – Sim, desde que haja concurso público mais adiante. Se foi instituído só para fazer contratação temporária, que não recolhe FGTS, não será bom.

Alguns servidores estão preocupados porque apareceu nos seus contracheques uma nova data de admissão(1 de fevereiro)…Pode haver perda de tempo de serviço?

Fernando – Os servidores não vão perder nada.

— Por quê?

Fernando – O novo CNPJ criado vai ter que assumir todo o passivo (todas as obrigações anteriores).

— Os servidores devem ficar preocupados com essa mudança?

Fernando – Devem ficar de olho nos repasses previdenciários…Eles mesmo podem verificar no E-Social, do governo federal, e acompanhar as mudanças que a prefeitura fez e está fazendo.

— Sena Madureira teria condições de criar o seu próprio Instituto de Previdência, como o RB-Previ, dos servidores municipais de Rio Branco?

Fernando – Não. São poucos servidores e não daria para sustentar um sistema de aposentadoria. Daqui a cinco meses vai dar para ter uma noção de tudo…O prefeito de Sena hoje administra com a LDO aprovada pelo seu antecessor. No ano que vem ele vai trabalhar com o seu próprio orçamento….e é aí que vamos ver se ele vai garantir recursos para o concurso na prefeitura.

(…)

Aí está a contribuição de oestadoacre para esse tema relevante, que impacta diretamente a vida funcional dos servidores municipais de Sena Madureira.

Agora, cabe ao sindicato dos servidores analisar a questão e esclarecer os detalhes e as consequências das mudanças implementadas pela nova administração municipal.


J R Braña B.

 

Você, de Sena, entra no Hub oestadoacre Sena e saiba o que rola na cidade? Aqui

 


Ponte Zé Nogueira iluminada e o prefeito deita e rola…📹

Sair da versão mobile