FSP inicia série sobre uso de emendas que destroem a floresta no Acre

Reportagem mostra como recursos públicos foram usados em obras com impacto ambiental no Acre, incluindo estrada aberta quando Zezinho Barbary era prefeito de Porto Walter

A Folha de S.Paulo lançou uma série de reportagens sobre o uso de emendas parlamentares em obras que resultaram em desmatamento e danos ambientais no Acre.

No primeiro capítulo, o jornal mostra o caso do deputado federal Zezinho Barbary (PP-AC), que, segundo a reportagem, abriu uma estrada durante sua gestão como prefeito de Porto Walter com máquinas adquiridas por meio de emendas parlamentares.

A via — conhecida como ramal Barbary — atravessa áreas de floresta e chegou a atingir território indígena, conforme documentos citados pela Folha.

A série, intitulada “Poder e Devastação”, conta com apoio da Rainforest Investigations Network (Rede de Investigações sobre a Floresta Tropical) e do Pulitzer Center, investiga como o poder público pode, direta ou indiretamente, contribuir para a destruição ambiental na Amazônia acreana.

Ainda conforme a reportagem, Barbary afirmou ao jornal que “faria tudo de novo” e classificou como “burocracia” as exigências da lei ambiental. O deputado negou ter atuado em benefício próprio.

Clique e leia a matéria completa na Folha (exclusivo para assinantes)

______________

Anúncio pessoal grátis – envie para o e-mail: oestadoacre@gmail.com

Sair da versão mobile