Queimadas estão proibidas em 2012; desmate liberado

Queimadas estão proibidas em 2012; desmate liberado

Este é o primeiro ano de proibição total de queimadas no Acre. As restrições começaram em 2009, por meio de ações civis públicas dos ministérios públicos Federal e Estadual. Em 2011, somente a Regional do Vale do Juruá tinha autorização para a queima, mas este ano a proibição atinge todo o Estado.

queimadas-1Na noite desta segunda-feira, 23, o governo lançará o Programa Estadual de Combate às Queimadas, repassando novos equipamentos para os órgãos de combate aos crimes ambientais. O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) vai receber veículos para reforçar as ações de fiscalização e monitoramento em todo o Estado.

Além de atender às denúncias, que podem ser feitas pelo celular 9985-7060, as equipes do Imac trabalham com informações geradas por satélites do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais). Atenção especial é dada ao Vale do Acre, onde os focos de calor são sempre mais frequentes.

Já o desmate continua liberado, desde que a propriedade ainda tenha área para conversão, que é de 20 por cento do total da terra. Kássem Quintela, chefe da Divisão de Atividade do Uso do Solo do Imac, estima que foram feitos, até agora, cerca de duzentos pedidos de desmate. A liberação pelo Imac é dada após a análise de cartas-imagens e da visita de técnicos às propriedades.