15 de Junho: 53 anos do Estado do Acre

15 de Junho: 53 anos do Estado do Acre

AgGov

Para celebrar os 53 anos de aniversário da autonomia acreana, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Acre, na presença da governadora em exercício, Nazaré Araújo, realizam na segunda-feira, 15, a solenidade de troca da bandeira, no calçadão da Gameleira, às 8 horas.

O Acre, antes Território Federal, foi elevado à condição de Estado em 1962, quando a lei 4.070 foi sancionada. O processo durou anos, em meio a dificuldades e conflitos, porém, com a ajuda de nomes como Guiomard Santo, autor da lei, e José Augusto, primeiro governador eleito pelo povo do Acre e deposto pela ditadura, foi possível que o Estado se tornasse finalmente brasileiro.

53 ano do Acre

(…)
Artigo de Onides Bonaccorsi Queiroz

Estado do Acre, 53 anos: as faces da autonomia

(…)

Movido por esse anseio, emergiu o Movimento Autonomista, com a criação do Território do Acre, em 1903. Sem poder eleger seus governantes e sem poder usufruir benefícios decorrentes dos impostos aqui coletados durante o ciclo da borracha, os acreanos se viam submetidos política e economicamente à União.

E por isso fizeram, no início do século, a Revolta dos Cem Dias, a Revolta de Sena Madureira e a Revolta de Rio Branco. Em 1946, ainda território, o Acre recebe seu novo governador, o mineiro José Guiomard dos Santos, cuja gestão trouxe transformações econômicas, sociais e culturais.

(…)