Butinorte: primeira fábrica de calçados do Acre

AgGov

fabrica de calçados

Primeira fábrica de calçados do Acre será inaugurada nos próximos dias

 

A primeira fábrica de calçados do Acre, instalada no Parque Industrial de Rio Branco, deve ser inaugurada nos próximos dias e prevê uma produção diária de até 1.700 pares de sapatos, além de uma geração direta de até 90 empregos, inicialmente. O governador Tião Viana visitou a unidade nesta quarta-feira, 27.

“É a industrialização se consolidando no Acre. Aqui serão mais noventa empregos diretos nesta indústria, que reúne tecnologia de ponta e o que há de melhor nessa atividade que aproveita o melhor couro do Brasil e está aqui no Acre. É a conclusão de uma etapa de avanços de industrialização do Acre”, destacou Tião Viana.

O empresário Esmerino Ribeiro do Valle, o “Pataca”, conta que o investimento inicial na fábrica Butinorte foi de R$ 3,6 milhões, e o projeto surgiu de uma conversa casual com o governador Tião Viana, que sugeriu a implantação de um segmento de calçados no Acre semelhante à experiência desenvolvida pelo empresário em Guaxupé (MG).

“Queremos começar as vendas o mais breve possível. No momento estamos com uma parceria com o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], na qual acolhemos um grupo que está produzindo e fazendo o treinamento prático aqui”, conta.

A parceria com o Senai é importante, e após o curso, a indústria vai selecionar o primeiro grupo de trabalho entre os estudantes, para efetivá-los contratualmente. “Isso deve ocorrer nos próximos dez dias. E em seis meses vamos contratar mais cinquenta pessoas”, acrescenta Valle.

A estrutura da fábrica está completamente finalizada, com equipamento industrial moderno e tecnologia de ponta, trazidos diretamente do Rio Grande do Sul e de Taiwan (Ásia Oriental).

calçados acre

(…)