Programa ‘Taxista Nota 10’ vai treinar profissionais para receber turistas

Cada taxista é uma espécie de embaixador do turismo na nossa capital. É ele quem irá receber os turistas durante a Copa do Mundo, que com certeza trará  maior lucro para a categoria.” Foi com essa frase que o superintendente do Sebrae, João Fecury, iniciou sua fala durante o ato que aconteceu nesta terça-feira, 6, na Biblioteca da Floresta.

taxiGUR_9352Estiveram presentes ao evento Ediza Melo (Setul), Telnizio Bomfim (sindicato dos taxistas), Ricardo Torres (RBtrans) e Antônia Márcia (Sest/Senat). Na solenidade que oficializou a parceria entre Sest/Senat, Sebrae, governo do Estado, através da Setul, e Prefeitura Municipal de Rio Branco, através da RBtrans, e o sindicato do taxistas, foi assinada por todos seus representantes uma portaria que prioriza a qualificação e sensibilização turística para os taxistas que trabalham no aeroporto internacional Plácido de Castro, na rodoviária, e no Via Verde Shopping.

Essa atividade de sensibilização e qualificação turística está sendo realizada através da Setul, que também soma aos esforços feitos inicialmente pelo Sebrae e Sest/Senat, firmando uma parceria entre o governo do Estado com estes órgãos.

Essa oportunidade é de extrema importância para os taxistas, já que qualificará  o condutor do veículo no bom atendimento, gestão de negócios, além do curso de línguas, aprendizado que servirá não apenas para a operação do seu negócio, mas para toda a vida.

A chefe do departamento de turismo e artesanato da Setul, Ediza Melo, representou a secretária Ilmara Lima, que estava em outra agenda referente a essa atividade, e falou da importância do bom atendimento da categoria no Estado com qualificação e sensibilização, pois se trata de uma cidade que vem crescendo a cada ano na recepção de visitantes de todas as partes do mundo. Ela também disse que a meta do governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, é levar o programa para o interior, atingindo os 1.300 taxistas do Estado, e com outro parceiro, o Senac, também está realizando capacitações de qualidade no atendimento.

O presidente do sindicato dos taxistas, Telnizio Bonfim, disse estar muito satisfeito de a categoria ter como parceiros, o governo do Estado, o Sebrae, Sest/Senat e Prefeitura. Dessa forma o atendimento e os serviços terão um aumento na qualidade.

A coordenadora do Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Antônia Márcia, explicou para os taxistas presentes como se dará a metodologia e cronograma deste treinamento, de forma que não afete o seu horário de trabalho, já que serão flexíveis de acordo com sua rotina.

Ricardo Torres, superintendente do RBtrans, também falou da importância do programa. “Rio Branco possui uma das frotas de veículos mais nova do Brasil, e agora também terá um dos melhores atendimentos e prestação de serviços, depois da conclusão de um projeto importante como o taxista nota 10”.

Os profissionais interessados em se inscrever no programa podem ligar para 0800-7282891, ou presencialmente no Sest/Senat ou Sebrae.