Jorge Viana disse que o presidente Humalla destacou os programas sociais brasileiros no seu discurso de posse: “Ele ficou impressionado com os programas do Brasil e quer fazer o mesmo no Peru.”
Aproveitando a viagem com a presidente Dilma, Jorge Viana conversou sobre a construção da ferrovia que deverá ligar Cruzeiro do Sul, no final da BR-364, à cidade peruana de Pucalpa. “A presidente conhece bem o assunto e assumiu o compromisso de trabalhar para que essa ferrovia se torne realidade”, comentou o senador, por telefone, ainda no Peru. Ele relatou ainda que a presidente reconhece a importância do Acre na política de integração com o país vizinho, iniciada em 1999, quando era governador.
Ainda em conversa com a presidente Dilma, Jorge Viana falou da importância da extinção das barreiras alfandegárias entre Peru e Brasil para possibilitar a importação e exportação entre os dois países. Ele acredita que tanto Dilma Roussef quanto Humala estão comprometidos com a política de integração e que o Acre está bem posicionado neste assunto. Jorge Viana deve chegar a Rio Branco ainda nesta sexta-feira.
O trabalho do então governo de Jorge Viana foi fundamental na pavimentação a BR 317 até Assis Brasil, na fronteira trinacional com Peru e Bolívia, com o apoio dos ex-presidentes Fernando Henrique e Lula. Também participou das negociações que resultaram na construção da Estrada Transoceânica, que liga o Brasil, a partir de Rio Branco, ao Peru.