O dia 29 de agosto entra para história do Projeto de Assentamento Berlim Recreio, do Instituto Federal de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Feijó, como a data em que as primeiras 101 famílias das 519 assentadas receberam o título definitivo da propriedade. Elas ganharam o documento da posse da terra das mãos do governador Tião Viana e do presidente do Incra, Taumaturgo Neto. A previsão é entregar mais 80 títulos ainda este ano.
Raimunda e Francisco Ferreira são casados e moram na área bem antes da desapropriação. Vieram do Alto Envira quando a borracha entrou em crise. Com o título definitivo em mãos ela conta que agora chegou o sossego que precisava. “Sem o documento a gente sabe que a terra não é nossa. Podem fazer qualquer coisa que não temos como provar ou recorrer. Agora tudo muda e eu acredito que fica melhor. Vai ser mais fácil tocar o barco daqui pra frente”, disse o produtor.
Para Raimunda, valeu a pena esperar: “A gente não imaginava que um dia teria luz. Hoje nós temos energia em casa. Não imaginava que teria escola. Hoje tem. Com a ajuda de Deus tudo vai chegando na nossa terra”, declarou.