O secretário de Segurança Pública Ildor Reni Graebner, esteve reunido com o comandante do Departamento de Polícia de Pando (Cobija), coronel Mário Luiz Dias Chacom Calderon. Ele foi propor a “permuta” de veículos brasileiros que se encontram no pátio da Polícia Boliviana com veículos bolivianos que estão apreendidos do Brasil nos depósitos do Detran em Brasileia e Epitaciolândia.
Da mesma forma muitos bolivianos esbarram na burocracia brasileira para liberar seus veículos e findam por desistir de reavê-los. Como esses veículos não podem ser vendidos ou leiloados no Brasil, veículos se deterioram no pátio do Detran em Brasileia e Epitaciolândia.
Uma relação de veículos roubados em poder do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) foi apresentado ao comandante boliviano. Ele garantiu: “Se na relação constar algum veículos apreendido na Bolívia, será devolvido ao dono sem burocracia ou custos.
Pelo acordo, o secretário de Segurança Pública do Acre disse que faria uma consulta à legislação. Caso não houvesse nenhum empecilho, nessa “permuta” tomaria a mesma providência.