O Acre tem apresentado forte crescimento nos últimos anos no segmento de beleza e imagem pessoal. Investimentos continuam sendo feitos e diversas vagas de emprego continuam sendo criadas. Muitas pessoas, diante deste cenário, optam por montar o próprio negócio. Os salões de cabeleireiro estão entre os negócios mais rentáveis.
Pensando no crescimento profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AC) está com as inscrições abertas para o curso de cabeleireiro. O curso tem duração de seis meses e basta apenas que o participante tenha no mínimo dezessete anos e ensino fundamental completo.
O curso coloca o aluno em contato com o cotidiano profissional. Além disso, serão propostas atividades de pesquisa, trabalhos e apresentações em grupo e outras atividades que estimulem o desenvolvimento do senso crítico, da ética profissional, da criatividade e do empreendedorismo, de modo a formar profissionais autônomos e capazes de enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Com carga horária de 400 horas, os alunos terão a oportunidade de aprender as técnicas de embelezamento e tratamento dos cabelos, aplicando os conhecimentos teórico-práticos de corte, modelagem e colorimetria, aliados à criatividade e ao senso estético, e ainda atender o cliente com excelência.
Mercado de trabalho
O profissional formado por este curso poderá atuar de forma independente ou compondo equipes de salão de beleza, com outros cabeleireiros, manicures, maquiadores e esteticistas.
Para tanto, ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
– Higienizar e tratar os cabelos, usando produtos e equipamentos adequados ao tipo do cabelo, a fim de manter a integridade dos fios;
– Simular a aplicação das químicas que trabalham forma e cor, seguindo as orientações do cabeleireiro e do fabricante do produto, atentando para questões de biossegurança, para o mecanismo de reação do produto e para possíveis reações adversas, no intuito de alcançar os resultados desejados pelo cliente;
– Mudar temporariamente a forma e o volume do cabelo, usando utensílios e equipamentos adequados, a fim de promover nos fios a mudança desejada pelo cliente ou necessária para a elaboração de um penteado.
As aulas devem iniciar dia 28 de janeiro. Quem não tem condições financeiras de pagar o curso pode optar pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). As inscrições são feitas pelo site até o dia 23 de março.