Mutirões de cirurgias são realizados em Sena e Cruzeiro

Mutirões de cirurgias foram realizados em dois municípios do estado neste fim de semana, dias 17 e 18. Em Cruzeiro do Sul, 36 mulheres foram submetidas a cirurgias de histerectomia (retirada parcial ou total do útero) e laqueaduras (esterilização feminina que consiste no corte ou ligamento cirúrgico das trompas).

Os procedimentos são realizados no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá (HMCJ), com o apoio do Hospital Regional do Juruá. Duas equipes, formadas por ginecologistas, anestesistas e enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram disponibilizadas para a realização dos procedimentos.

“Foram 12 horas de trabalho, durante os dois dias de mutirão, para realizar todas as cirurgias. São procedimentos comuns, e a maior parte das pacientes já recebeu alta”, disse a gerente do HMCJ, Fabiana Ricardo.

Em Sena Madureira, a equipe do médico cirurgião Yotaro Suzuki, do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, atendeu 20 pacientes com indicação de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que aguardavam por cirurgias de hérnia e vesícula, no Hospital João Câncio Fernandes.

“É uma satisfação atender as pessoas em sua própria localidade, sem que seja preciso os pacientes se deslocarem a outros municípios para receber atendimento”, disse Suzuki.

Os procedimentos são realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), para reduzir o tempo de espera por cirurgias que não são de urgência e emergência.

[A informação é da Agana – Álefe Souza]