Tião Viana assina convênios que vão permitir investimentos em aeroportos

Brasília – O governador Tião Viana assinou nesta quarta-feira convênios com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República para o estado explorar os aeródromos de Xapuri, Feijó, Tarauacá, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Com os convênios, assinados pelo ministro Moreira Franco, o governo do Estado poderá obter recursos iniciais da ordem de R$ 76 milhões para a transformação dos aeródromos em aeroportos regionais, trazendo mais conforto e segurança aos passageiros e aeronaves que voam para esses municípios.

“Trata-se de um marco histórico para a aviação civil regional do Acre. Agora, temos amparo legal para a execução de R$ 76 milhões em adequação desses aeroportos. Agradeço à presidenta Dilma e ao ministro Moreira Franco”, afirmou o governador, após assinar os cinco convênios.

Tião Viana também tratou com o ministro Moreira Franco da construção do aeroporto de Brasileia, um município de grande movimentação e atração econômica situado no eixo da Rodovia Interoceânica, que liga o Acre ao Peru e potencializa um mercado de 40 milhões de consumidores andinos.

Com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBios), Roberto Ricardo Vizentin, o governador Tião Viana tratou de questões relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e às unidades de conservação e planos de desenvolvimento sustentáveis para o Acre.

O governador Tião Viana também manteve audiência na Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazendo, tratando do momento fiscal brasileiro, das políticas compensatórias para as isenções fiscais promovidas pelo governo federal e da relação econômica do Acre com os organismos internacionais. Por último, Tião Viana fez uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, com quem mantém uma longa convivência na capital federal.

[Romerito Aquino – do DF]