Tudo é política!
sexta-feira, maio 9, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos / Colunas / Diversos

Tijolaço: ‘O editorial de O Globo só se presta para enganar os muito trouxas…’

por oestadoacre.com
10 de fevereiro de 2015
em Artigos / Colunas / Diversos, Destaque
Tijolaço:  ‘O editorial de O Globo só se presta para enganar os muito trouxas…’
Mandar no Zap

PIG é contra o fim do financiamento privado das campanhas por motivos muito, muito óbvios….

– J R Braña B.

 

Autor: Fernando Brito
Tijolaço

Num editorial que só pode ser crível para a famosa e crédula Velhinha de Taubaté, do Luís Fernando Veríssimo,  O Globo sai hoje, outra vez, em defesa da institucionalização da corrupção nas campanhas eleitorais.

Diz o jornal que “entorta-se a discussão, partindo de episódios pontuais, para generalizar a questão” sobre o fato de empresas irrigarem, a seu gosto, com milhões de reais, a campanha eleitoral de candidatos a deputado, senador, prefeito, governador e Presidente da República.

“O problema não é a presença de empresas nas listas legais de doações. O que se deve combater é a falta de transparência, a tibieza dos mecanismos de controle, fiscalização e normatização, de modo a conter abusos”.

Mecanismos tíbios? A burocracia das comprovações de despesas eleitorais dos candidatos já se tornaram calhamaços contábeis impossíveis de examinar.

Se não houver um pilantra que faça, tirando o seu, a intermediação de recursos para candidaturas, como é que se vai provar que a empreiteira A ou o banco B “doou” aquilo que ganhou indevidamente em uma obra pública ou porque empresas a eles ligadas receberam concessões?

Basta “doar legalmente” e a propina estará absolutamente lavada, a menos que os tribunais analisem, uma a uma, as planilhas de custos de obras federais, estaduais ou municipais?

Ou serão os ladrões apanhados na roubalheira e a imprensa conservadora que decidirão quais serão as doações formais que são “espontâneas” e as que são produto de sobrepreços e  contratos marotos.

Ou o critério é “o que é do PT é manchete, o que é do PSDB não sai”, como pontificou o jornalismo da Rede Globo, estes dias?

O jornal chega a defender o “caixa-2″, que seria, embora deletério, ” um elemento da política”.

Bloquear as doações empresariais iria trazer  “o consequente incremento dos canais subterrâneos de irrigação de candidaturas”, argumenta candidamente o texto, como se o problema não fosse o dinheiro, mas a forma com que ele chega.

E, depois, como iria aumentar se, além do mais, isso exigirá uma operação criminosa complexa, para dar baixa em dezenas, centenas de milhões de reais de forma clandestina.

O editorial de O Globo só se presta para enganar os muito trouxas, aplaudir – envergonhadamente – a chicana jurpidica do “pedido de vista” feito por Gilmar Mendes que impede a aplicação já tomada pelo Supremo Tribunal Federal de proibir as doações empresarias e, acima de tudo, saudar a ação de Eduardo Cunha em colocar em votação uma reforma legal que torne inócua a decisão  judicial.

O importante, confessa O Globo , é barrar “uma ampla reforma política, agenda oportunista do PT, que abriga a proposta de financiamento público de campanhas como complemento da proibição a pessoas jurídicas.”

Assim, as empresas poderão continuar  a exercer sua “cidadania” (só aqui no Brasil empresa tem cidadania!) e a despejar recursos em quem quiserem, certamente em troca apenas de um sorriso e um “muito obrigado”.

Francamente, nem a Velhinha de Taubaté.

irmaos marinhos


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: brasil
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

papa

Papa Leão 14…Uma cerveja…Pra ficar pensando melhor…

9 de maio de 2025

Do ICL Registro foi feito em 2004, durante a festa de 70 anos do Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte....

sena madureira logo

Sena sextou com quase R$ 2 milhões retidos no repasse deste dia 9…

9 de maio de 2025

Tem que priorizar as coisas. Não há outro jeito. O repasse à prefeitura de Sena nesta sexta-feira, 9, conforme dados...

dia das mães

Dia das Mães: Raio-X dos gastos na capital

9 de maio de 2025

A Fecomércio-AC, com base em pesquisa do Instituto Data Control realizada em 5 de maio de 2025, ouviu 209 pessoas...

inseminação

Prefeitura e Ufac capacitam produtores para transformar o leite acreano

9 de maio de 2025

Foto coberta por oestadoacre: momento do procedimento da técnica de inseminação artificial, com fins educativos. A Prefeitura de Rio Branco,...

Bispo de Rio Branco vê ligação com o novo Papa e espera atenção aos povos indígenas

Bispo de Rio Branco vê ligação com o novo Papa e espera atenção aos povos indígenas

9 de maio de 2025

Nesta sexta-feira (9), o bispo de Rio Branco, Dom Joaquín, disse em entrevista à rádio CBN Amazônia que há uma...

Mais lidas

  • sena

    Prefeitura de Sena troca secretário de finanças

    18 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 5
  • PF desmente fake news: irmão do Lula não é investigado em fraude no INSS📹

    42 Compartilhamentos
    Compartilhar 17 Tweet 11
  • Robert Prevost é o novo Papa Leão XIV — estadunidense, com alma peruana e contra o trumpismo

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Reconstrução do Santa Juliana, em Sena: confirmado encontro sen Petecão e bispo Dom Joaquín

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • BR-364 cede com chuvas, mas reabertura já está prevista, diz Dnit

    75 Compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tweet 19

Últimas Notícias

papa

Papa Leão 14…Uma cerveja…Pra ficar pensando melhor…

9 de maio de 2025
música

Música tocando agora…Uma balada…🎶

9 de maio de 2025
sena madureira logo

Sena sextou com quase R$ 2 milhões retidos no repasse deste dia 9…

9 de maio de 2025
donaldo

Inacreditável: e não é na Venezuela…

9 de maio de 2025
carla zambelli

Carla Zambelli…10 anos de prisão(crimes: invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica)

9 de maio de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.