Extraído da Ag Gov
Samuel Bryan
Cumprindo agenda no Acre nesta segunda-feira, 6, o consultor especialista em gestão Oscar Motomura foi recebido pelo governador Tião Viana e separou um momento para conhecer os principais projetos em andamento no estado, tanto na área educacional quanto na de desenvolvimento econômico. Oscar é fundador e principal executivo da Amana-Key, conceituada empresa de consultoria e educação executiva especializada em inovações radicais nas áreas de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas.
Tião Viana levou Motomura para verificar a aplicação dos principais projetos educacionais do governo que vão além da educação básica. Ao visitar o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia, o consultor soube que o projeto pretende atender cerca de seis mil alunos da rede pública, não só em suas dependências, mas começando a levar suas atividades para as escolas. Eles também visitaram a Escola Acreana de Música, que já certificou 53 alunos como músicos profissionais e hoje trabalha 69 pessoas de um total de 240 que pretende atender este ano.
No Centro de Estudo de Línguas (CEL), Motomura pôde presenciar o ousado projeto de ensinar inglês, espanhol, italiano e francês em períodos extraclasse. O espaço possui hoje quatro mil alunos matriculados e já atendeu 16 mil pessoas. A jovem Talita Valente foi quem passou o sentimento de estudar a fundo uma língua estrangeira gratuitamente: “Estudar inglês para mim é um sonho. O CEL é uma oportunidade, e eu agradeço muito por isso. Aqui a gente está tirando a ideia de que só o cursinho privado é bom. Aqui é um curso incrível e superdedicado. O CEL está transformando nossa realidade”.
Surpreso com o trabalho educacional estimulado além da sala de aula, Oscar Motomura ressaltou principalmente o impacto disso no futuro. “No momento que temos investimentos em matemática, física e filosofia, fazemos a base da produção científica e conhecimento. As estratégias fundamentais que estão acontecendo aqui no Acre são sistemáticas, e nesse sentindo os resultados vão aparecer numa velocidade muito grande. Todas essas áreas fazem parte do sucesso de um estado”, ressaltou o consultor.
(…)