É a primeira vez que no Acre um governo ousa falar em acabar com o analfabetismo.
[Porque, como se sabe, todo governo, inclusive os da esquerda, só pensa em tijolo, cimento, areia, asfalto, obras físicas… E quase nada em conhecimento]
O anúncio desta sexta no Teatrão é um desafio não só do oficialismo, mas de toda sociedade.
Já imaginaram o estado do Acre sem analfabetos?
O Quero Ler entra em campo…
E o Acre poderá ser um ilha dentro do Brasil em matéria de Educação.
Se tudo for feito direito, em pouco tempo…
Que assim seja…
J R Braña B.
AgGov
Samuel Bryan
Governo lança projeto de erradicação do analfabetismo no Acre
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, diz uma célebre frase do patrono da educação brasileira, Paulo Freire. E com o objetivo de provocar uma mudança profunda na sociedade acreana, o governador Tião Viana lançou nesta sexta-feira, 12, no Teatro Plácido de Castro, o programa Quero Ler de erradicação do analfabetismo, que ainda atinge 13,5% da população do Estado e que deve ser zerado em três anos e meio.
Com um auditório completamente lotado por pessoas que farão parte da primeira etapa do programa, Tião Viana afirmou:
-Essa é a maior força-tarefa que assumimos para a educação do Acre. De todo o esforço, de toda a mudança que a educação acreana vem sofrendo nos últimos dezesseis anos, agora nós queremos zerar o analfabetismo. Que essas pessoas tenham o direito de conhecer as letras, que não sejam analfabetas funcionais, que acreditem mais em si e ganhem confiança e oportunidades.
O governador ainda ministrou uma aula inaugural, falando sobre a história das letras desde 5.000 a.C. e traduzindo simultaneamente a música “What A Wonderful World”, de Louis Armstrong.
(…)
Moisés Diniz, coordenador do Quero Ler
-Nosso objetivo é encontrar e abraçar 68 mil acreanos que não sabem ler e escrever e convidá-los para uma escola. É uma luta de toda a sociedade acreana, não só do governo.
Secretário de Educação, Marco Brandão
-É um desafio grande, um desafio que vai demandar muito trabalho, mas toda a equipe está engajada. O governo está preocupado, mas vamos garantir o êxito e trazer todos os acreanos para o mundo das letras
(…)