Perpétua participa de feira aeronáutica em Le Bourget, França

Divulgação

“O Brasil tem particular vocação espacial. Com mais de 8,5 milhões de km² de extensão territorial, deve cuidar, ao todo, de 13 milhões de km², incluídos os 4,5 milhões de km² de território marítimo. É um patrimônio rico em recursos naturais de toda ordem, que precisa ser conhecido, estudado, controlado, administrado, explorado e vigiado da melhor forma possível. A ciência e a tecnologia espaciais são vitais para isso”. A afirmação da assessora especial do Ministério da Defesa do Brasil, Perpétua Almeida foi feita durante palestra no Seminário “A indústria aeroespacial e de defesa no Brasil: as transferências de tecnologia na base da parceria estratégica’”, promovido pelo Grupamento das Indústrias Francesas Aeroespaciais (GIFAS) em conjunto com a Embaixada do Brasil em Paris.

A acreana Perpétua Almeida participa da 51ª Feira Aeronáutica de Le Bourget, na França, junto com uma missão parlamentar chefiada pela presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG).  Evento Aeroespacial  bianualmente  que ocorre na região de Paris e é o maior de seu gênero no mundo. Nesta edição, a feira reúne mais de 2 mil empresas expositoras de 45 nacionalidades.

O seminário foi aberto pelo Comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e pelo general Didier Malet, da Direção Geral do Armamento (DGA) das forças armadas francesas, órgão responsável por toda a política de aquisições, desenvolvimento de material e novas tecnologias e exportação de equipamento militar do país europeu. Na pauta, uma análise panorâmica da parceria estratégica entre o Brasil e a França.

As avaliações também envolveram os 35 anos de cooperação entre as duas nações; a identificação dos desafios a serem superados para que a parceria siga rendendo os resultados esperados.  Uma análise feita sob a ótica do empresariado que protagoniza as experiências de associação binacional.

As perspectivas futuras para a cooperação, com particular ênfase na área espacial, e o desenvolvimento do tráfego aéreo e de aeroportos secundários no Brasil foram outros temas tratados no evento.

Entre os palestrantes do lado brasileiro, Ronaldo Barquete, do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais; o encarregado de Negócios do Brasil na França, Ministro Achilles Zaluar; o secretário-Executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Guilherme Ramalho; o coordenador do Centro para Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista (CECOMPI) e o organizador do estande Brasil na Feira, Carlos Mateus.

perpettua
Perpétua, a de flor no cabelo, em missão pelo ministério da defesa