10º transplante de rim no Acre: ‘Viver sem hemodiálise é reconfortante’

E também é reconfortante saber que em hospital de Rio Branco transplante de rim já não é uma coisa de outro mundo…como era num tempo não muito distante.

Editoria de oestadoacre.com
e-mail: oestadoacre@gmail.com

 

AgGov
Cássia Veras

Acre realiza 10º transplante de rim deste ano

O décimo transplante de rim deste ano foi realizado na madrugada desta terça-feira, 23, no centro cirúrgico do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. A família da doadora de 53 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC), doou os rins, mas, por questões de compatibilidade, apenas um ficou no Estado – o outro foi disponibilizado à Central Nacional de Transplantes, que enviou para um receptor compatível de São Paulo.

Edivilson da Silva (foto), 49, adquiriu insuficiência renal após um derrame, ocasionado pela pressão alta. Nos últimos dois anos, Silva se submetia a hemodiálise três vezes por semana, quatro horas por dia. “Minha vida mudou completamente, a rotina mudou, meus amigos mudaram, apenas a minha família permaneceu a mesma, ela é a minha base, meu suporte”, contou.

Para o paciente, o transplante é sinônimo de vida nova. “É uma alegria inexplicável. A sensação de que viverei sem a hemodiálise é reconfortante. O que mais quero é sair daqui para cuidar da minha família, ser um exemplo para os meus filhos.”

(…)

Sair da versão mobile