Educação e Direitos Humanos: Morador da zona rural de Sena conclui Ensino Médio aos 51 anos

 

PSM

aluno sena

A equipe da Escola Municipal Rural José Joaquim de Matos organizou na noite de sábado, 28, um grande evento para celebrar a formatura de 22 alunos que concluíram o Ensino Médio na própria comunidade. A cerimônia foi bastante prestigiada, contando com a presença do prefeito Mano Rufino (PSB), primeira-dama do município, Simone Matos, secretária municipal de educação, Wanda Motta, coordenadora do núcleo da Secretaria Estadual de Educação em Sena, Alzilene Braga, Elizeu Freire, coordenador do Eja estadual, professor Genecy, coordenador do Eja Municipal, empresária Charlene Lima, dentre outros convidados.

A turma de ensino médio foi implantada na escola graças a uma parceria firmada entre Prefeitura de Sena Madureira e Governo do Estado. Familiares dos formandos e dezenas de convidados também prestigiaram a solenidade.

EJA e ASAS DA FLORESTANIA

Receberam certificados de conclusão do ensino médio alunos de duas turmas, sendo uma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a outra do programa Asas da Florestania.

“Algumas vezes pensei em desistir, mas continuei e hoje estou muito feliz”, diz formando de 51 anos de idade

ESTUDANTE CLOVIS, 51 ANOS DE IDADE

O estudante Clovis (foto acima) estava há mais de 30 anos sem estudar. Natural de Minas Gerais, ele reside há vários anos no projeto Joaquim de Matos e ao receber o diploma comemorou mais essa vitória em sua vida. “As dificuldades foram muitas, algumas vezes pensei em desistir, mas meus colegas e professores me deram forças, me incentivaram e hoje recebi o meu diploma de conclusão do ensino médio. Agradeço a todos que nos apoiaram nessa jornada. O sentimento de felicidade é grande”, comentou.

Seu Clóvis é um exemplo para as demais pessoas, sobretudo, para os jovens. Com 51 anos de idade, ele precisou se desdobrar com o trabalho do dia-a-dia e as aulas durante à noite. “Temos que perseverar na busca pelos nossos sonhos. Espero que o evento desta noite sirva de lição para outras pessoas de que nada é impossível, basta acreditar e não desistir”, completou.

PREFEITO MANO RUFINO PARABENIZA FORMANDOS E ENFATIZA PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO

mano e estudantes

Acompanhado de sua esposa, Simone Matos, o prefeito Mano Rufino demonstrou contentamento em participar de mais um momento histórico na educação da zona rural. Na ocasião, Rufino parabenizou todos os formandos pela conquista. “Essa noite realmente é de celebração. Parabéns a todos os formandos por essa vitória. Aqui tem pessoas que passam o dia inteiro trabalhando seja na agricultura ou em outra atividade e mesmo assim lutaram para chegar a este momento. Parabéns também a equipe gestora, aos professores, enfim, a todos que contribuíram para a formatura dessa turma”, destacou.

Mano Rufino falou, ainda, sobre a parceira com o Governo do Estado, determinante para a implantação do ensino médio na zona rural. “Aqui está a prova de que com união é possível levar os benefícios para quem mais precisa, por isso, fica o nosso agradecimento ao governador Tião Viana pela parceria. A turma do ensino médio foi implantada e os estudantes hoje recebem seus diplomas sem que fosse preciso o deslocamento para a zona urbana. Vamos continuar trabalhando para contemplar outras comunidades”, frisou.

Na escola José Joaquim de Matos, a Prefeitura construiu mais uma sala de aula exatamente para atender essa demanda – a turma do ensino médio.

A gestora da escola, professora Cléia, agradeceu o apoio da Prefeitura, governo do estado e todos os demais parceiros. “Se hoje estamos aqui, vivendo esse momento de conquista é graças, primeiramente, a Deus e as pessoas que nos ajudaram. Por isso, fica o nosso agradecimento ao prefeito Mano Rufino, governo do estado e a todos os demais parceiros. As dificuldades existem, mas conseguimos superá-las. Essa tem sido uma parceria que vem dando certo. Parabéns a todos”, mencionou.

Na cerimônia de formatura, foram homenageados os professores Francisco Ferreira e Rute. O evento foi finalizado com o brinde dos Formandos e logo em seguida foi servido um jantar para todos os presentes.

PROFESSORES SENDO HOMENAGEADOS PELOS ALUNOS
Professores foram homenageados pelos alunos

mano e primeira damaalunos zona rural