by Maria Lúcia, edição
Os senadores autorizaram nesta terça o Governo do Acre a contratar financiamento junto a bancos internacionais no valor de 600 milhões de reais (mais ou menos 150 milhões de dólares).
Com garantias do governo federal.
Os recursos serão utilizados no Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do estado (Proser)
Quem pôs em votação o pedido do Acre, que já havia sido aprovado na CAE, foi o senador Jorge Viana, que presidia a sessão.
Depois de mais de duas horas que o pedido do Acre junto ao senado foi autorizado, o senador Sérgio Petecão entrou no plenário e quis saber:
-Presidente Jorge Viana, o projeto que o governo do Acre quer 150 milhões de dólares será votado hoje ainda?
-Já foi, senador Petecão…E foi aprovado.
Petecão, mais uma vez, não estava em plenário e sequer votou sobre o pedido de empréstimo do Acre.
Foi um constrangimento entre os senadores.
Precisa falar mais alguma coisa?
Da AS
Senado aprova empréstimo de US$ 150 milhões para o Acre
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (8), autorização para o Acre contratar com o Banco Mundial empréstimo de US$ 150 milhões com a garantia da União. Os recursos destinam-se ao financiamento parcial do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do estado (Proser).
O relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), pediu urgência para o exame da matéria (PRS 9/2016), diante da epidemia de zika, dengue e chicungunha que assola o país.
Em exposição de motivos que acompanha o pedido, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, informa que a Secretaria do Tesouro Nacional e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional manifestaram-se a favor do pleito.