Famílias recebem assistência em saúde em escolas estaduais preparadas para abrigo

Karolini Oliveira

(…)

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Berta Vieira de Andrade, localizada no Bairro São Francisco, na parte alta da cidade, 73 pessoas de vinte famílias estão recebendo apoio do Estado, desde a assistência primária com alimentação e itens de higiene e limpeza, ao atendimento médico e jurídico.

Assistida nas instalações da escola, a dona de casa e moradora do Bairro Panorama, Raimunda Silva, de 48 anos, está há três dias abrigada no local. Segundo a moradora, o nível da água permanece no teto das casas do bairro onde mora e, por isso, está agradecida pelo apoio e suporte que tem recebido.

Famílias recebem atendimento em escola no Bairro São Francisco. Foto: José Caminha/Secom.

(…)

Para a gestora da escola, Selma Cunha, além das ações e serviços prestados, o acolhimento no espaço escolar tem sido feito com muito carinho e humanidade. “Muitos chegaram em lágrimas e precisam de carinho e atenção. São mães, pais e filhos que estudaram ou que estão estudando na nossa escola. Então, estamos mais próximos nesse momento, não deixando faltar nada”, afirmou.

Selma Cunha, gestora da Escola Berta Vieira de Andrade, presta solidariedade aos abrigados no espaço escolar. Foto: José Caminha/Secom.

Atividades recreativas

(…)

Desde sábado, estamos fazendo brincadeiras e atividades com bola, como o vôlei e o basquete, tanto na parte da manhã, como à tarde e à noite, para tentar descontrair um pouco. Muitas famílias perderam tudo, então a gente está tentando trazer um pouco de alegria”, disse o professor Tharson Moisés.

Crianças e adolescentes recebem materiais e participam de atividade recreativas. Foto: José Caminha/Secom.

 

Emissão de documentos

(…)

O objetivo é trabalhar em uma articulação conjunta com todas as instituições e secretarias para que as pessoas presentes possam conseguir emitir seus documentos pessoais, como carteira de identidade, certidões de nascimento e casamento, e ofertar o atendimento jurídico, conforme o caso”, reforçou o defensor público, Celso Araújo.

Sair da versão mobile