Tudo é política!
domingo, agosto 17, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

O gov. Lula e a crise ambiental (…)

Política

por oestadoacre.com
1 de julho de 2024
em Acre, Artigos / Colunas / Diversos
O gov. Lula e a crise ambiental (…)

Foto: Ascema Nacional

Mandar no Zap

O artigo recente publicado em @o_eco destaca a crescente disparidade entre as promessas ambientais do governo e suas ações concretas. Esta discussão revela um desafio para a agenda ambiental nacional.

Greve dos servidores ambientais: o dilema político do governo Lula

Por Wallace Lopes*

O site Metrópoles publicou uma matéria dizendo que, na próxima semana, a AGU acionará o STJ para decretar a ilegalidade da greve do Ibama. “Acabou a paciência. Virou mais uma questão política que de direito sindical”, afirmou um ministro do governo à coluna, sob reserva.

Quem acompanha esse processo de negociação desde o início e viu tantos verdadeiros absurdos acontecerem sabe que isso já era esperado. Eles nos empurraram para uma greve e agora tentam nos ameaçar com judicialização. Mas a verdade é que o governo está em uma posição delicada.

Eles sabem que nossa reestruturação é uma questão de justiça e que não promovê-la tem um custo político enorme, pois revela uma incoerência retumbante deste governo, que prefere pagar bem mais para um agente penitenciário ou qualquer outro policial do que para um analista ou técnico ambiental que, além de combater em campo facções criminosas fortemente armadas que se espalharam feito ratazanas pela Amazônia, ainda é responsável pela proteção de direta de mais de 20% de todo o território nacional, pelo licenciamento de atividades e estruturas complexas como usinas hidrelétricas e plataformas de petróleo, além de lidar com uma infinidade de questões socioambientais e climáticas que afetam a vida de todos nós. Nossa luta é por justiça salarial e igualdade de tratamento dentro do Executivo, apenas isso.

A preocupação com o desgaste político e as consequências imprevisíveis de um governo dito progressista retaliar os servidores ambientais é tão grande que o ministro responsável pela informação de judicialização é um sujeito oculto na matéria. Quem será? Por que não quis se identificar, mas não achou problema nenhum que a matéria fosse publicada?

A pergunta que fica é: será mesmo que este governo vai assumir, diante do Brasil e do mundo, uma postura persecutória contra os servidores da área ambiental, já tão assediados e humilhados no governo Bolsonaro? Mesmo com os servidores contando com o massivo apoio de boa parte de parlamentares (de direita, de centro e de esquerda), dos movimentos sociais pela causa ambiental e animal, dos artistas e da imprensa nacional e internacional que acompanhou e continua acompanhando toda a nossa trajetória de luta pela sobrevivência?

Se isso realmente acontecer, será um choque de realidade para muita gente, inclusive para muitos de nós que acreditaram que os tempos seriam outros depois de ajudarmos a colocar Bolsonaro na lata de lixo da história e de enfrentarmos com coragem e abnegação os milicianos escolhidos a dedo por Salles e seus asseclas para frear nosso ímpeto em proteger nossos indígenas, as unidades de conservação, nossa fauna, flora, biodiversidade e toda a política ambiental que ajudamos a construir.

Eu prefiro acreditar que este governo, e aqui leia-se LULA, coloque a mão na consciência, seja minimamente coerente com sua história de ex-sindicalista e com suas nítidas pretensões de se tornar uma referência mundial na questão ambiental e climática, e determine, ainda no início desta semana, a retomada das negociações que foram encerradas unilateralmente pelo representante designado no MGI, sem sequer analisar nossa proposta e muito menos a contraproposta que construímos na tentativa de facilitar um acordo.

Todo esse processo de negociação começou em outubro de 2023 e de lá para cá os servidores sempre se mostraram dispostos a colaborar na construção de um acordo que considere a realidade dos dois lados da mesa, e não seja simplesmente uma imposição do “empregador” sobre o “empregado”, o que seria mais uma incoerência vexatória para um governo do dito “partido dos trabalhadores”.

Talvez seja válido lembrar que, nesses meses em que estivemos mobilizados, nós conseguimos mostrar para o mundo a relevância do nosso trabalho para o futuro de toda a humanidade, só que agora de uma outra forma. Digo de uma outra forma porque nós estamos mais acostumados a fazer isso literalmente doando nossas vidas em campo, como foi o caso dos nossos colegas Olavo, Rochinski, Raimundo, Welington, Gaspar e tantos outros. Tudo isso para que os representantes desse país possam estufar o peito cheio de orgulho na frente de chefes de Estado de outros países para dizerem “nós estamos fazendo a nossa parte e agora os países ricos precisam fazer a sua”.

Agora isso não será mais possível. O voluntarismo que fez a gente entregar os resultados de 2023, como a redução contundente do desmatamento na Amazônia, com a mesmíssima estrutura combalida que foi herdada do governo anterior, não existe mais. Agora, o que nos move é a certeza de que somente com um MMA, Ibama, ICMBio e SFB fortalecidos nós iremos parar de enxugar gelo e caminhar para uma sustentabilidade verdadeira. E isso começa com servidores públicos valorizados.

E é por isso que, mesmo que este governo continue esse show de incoerências, mesmo que toda a nossa depauperada estrutura ainda assim seja considerada essencial e que sobrevenha uma improvável decisão judicial contra um direito que também pertence aos trabalhadores e trabalhadoras da área ambiental, nossa luta vai continuar e cada vez mais fortalecida. Vão descobrir da pior forma que, do jeito que a área ambiental foi e continua sendo relegada, nós servidores só teremos condição de fazer o ordinário, e talvez nem isso. Sem o nosso EXTRAordinário, a área ambiental naturalmente morrerá por inanição. Sem o nosso sangue e suor, não tem Marina na lista de personalidades da revista Time; não tem Lula discursando bonito na COP; não tem desenvolvimento, muito menos um que seja sustentável.

Que venha o assédio judicial, moral e institucional… que venham os abusos, as perseguições e a imposição de toda a cartilha do governo Bolsonaro contra os servidores ambientais mais uma vez. Nós continuaremos aqui honrando o nosso compromisso com a sociedade e lutando para que meio ambiente e sustentabilidade sejam mais que palavras bonitas para florir discursos políticos.

Wallace Lopes é Agente Ambiental Federal do Ibama e Diretor Adjunto da Ascema Nacional

 


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: ambientalgovlulaoestadoacre
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

plano de saúde

Lula acompanha em Recife início do atendimento de pacientes do SUS por planos de saúde

17 de agosto de 2025

Em iniciativa pioneira do Agora Tem Especialistas, oito pacientes da capital pernambucana farão exames e cirurgias no hospital da Hapvida,...

nota secom

Nota do Gov Fed sobre a COP30(restaurantes quiosques)

17 de agosto de 2025

Gov Fed - Após análise técnica foi publicada no sábado, 16 de agosto de 2025, errata referente ao Edital de...

padre massimo

Pe. Massimo: boa notícia…⛪

17 de agosto de 2025

Coluna de domingo, 17.a

musica logo

Música de sábado à noite…’a porta’…🎶

16 de agosto de 2025

A música é potente. O tema central é a libertação emocional. Quando o eu lírico se liberta... O ato de...

porto

Prefeito atualiza obra do porto em Sena…📹

16 de agosto de 2025

As obras do porto em Sena Madureira seguem.. O prefeito Gehlen mostra...: https://youtube.com/shorts/PkAFJxVEEj8?si=gJbJ6Yfz1uLQZMiZ (...) ◼Você, de Sena, entre no Hub oestadoacre...

Mais lidas

  • Boteco do Jota Alves…30.8…🎼

    Boteco do Jota Alves…30.8…🎼

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • MP notifica Diocese sobre prédio do antigo Santa Juliana (em Sena)…📹

    10 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • (Foto do dia): menina Ashaninka na Amazônia acreana

    8 Compartilhamentos
    Compartilhar 3 Tweet 2
  • Prefeitura de Sena com publieditorial em site da capital

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • A luta dos indígenas e ribeirinhos contra máfias na Amazônia📹

    8 Compartilhamentos
    Compartilhar 3 Tweet 2

Últimas Notícias

feijó

Indústria do Açaí começa sair do papel em Feijó com apoio de Lula e GdA…📹

17 de agosto de 2025
plano de saúde

Lula acompanha em Recife início do atendimento de pacientes do SUS por planos de saúde

17 de agosto de 2025
nota secom

Nota do Gov Fed sobre a COP30(restaurantes quiosques)

17 de agosto de 2025
João Donato, 91 anos🎶

João Donato, 91 anos🎶

17 de agosto de 2025
O sucesso não é só seu: ciência derruba mito da meritocracia

Vem aí uma boa notícia para os preços dos remédios…(mais de mil patentes vão vencer)

17 de agosto de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.