Prazo para justificar ausência nas eleições de 2024 termina hoje

Eleitores têm até esta terça-feira para regularizar situação, ou ficarão em débito com a Justiça Eleitoral e terão restrições como a emissão de documentos.

Crédito: TSE

O prazo para justificar a ausência nas eleições de 2024 termina hoje, terça-feira (7). Os eleitores que não foram às urnas no segundo turno das eleições municipais, realizadas em 27 de outubro, devem regularizar sua situação para evitar sanções, como a impossibilidade de emitir documentos como RG ou passaporte. O voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 69 anos.

Quem não justificou nos dois turnos da eleição precisa apresentar duas justificativas, e os eleitores que estavam no exterior têm até 60 dias após cada turno ou até 30 dias após o retorno ao Brasil para fazê-lo. A justificativa pode ser feita por quatro canais: e-Título, autoatendimento eleitoral, sistema Justifica e formulário presencial.

Quem não justificar ficará em débito com a Justiça Eleitoral e poderá pagar multa de R$ 3,51 por turno ausente. Eleitores que faltarem a três eleições consecutivas terão a inscrição cancelada.

(…)

(oea com TSE)

Sair da versão mobile