Tudo é política!
terça-feira, novembro 4, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Começou o cerco total ao governo Lula(último sopro de racionalidade na política)

A marcha da insensatez avança. Ou os setores racionais se dão conta dos riscos que o país corre, ou será muito tarde para conter o desmonte

por oestadoacre.com
28 de junho de 2025
em Acre
Congresso dribla Lula para tirar verba de ministérios e inflar emendas PIX

Jefferson Rudy/Agência Senado

Mandar no Zap

oestadoacre reproduz texto do jornalista Luis Nassif, um dos poucos que ainda assino embaixo do que diz sobre o Brasil – J R Braña B.


Uma derrota de Lula, seja para qual candidato bolsonarista for, significará um ataque bárbaro ao Estado brasileiro, um desmonte conduzido sob a ótica dos interesses privados mais abjetos e irresponsáveis

Por Luis Nassif – A decisão do presidente da Câmara Hugo Motta, de colocar em votação o PDL do IOF, sem sequer alertar o governo, é o dia D do golpe parlamentar. Não se trata mais de um jogo de perde-ganha, de toma-lá-dá-cá, no qual o Congresso mostra suas armas e chama o Executivo para conversar. Se não é isso, o que resta?

Os desdobramentos são óbvios: a busca do confronto final. A intenção de Motta é colocar o governo em uma sinuca, paralisar o orçamento e promover agitações nos mercados. Tudo isso tendo em vista 2026.

Como a audácia do Congresso cresce exponencialmente a cada vitória, não se surpreenda se os desdobramentos incluírem reformas constitucionais capazes de consolidar a disfuncionalidade do sistema político.

A segunda frente de disputa será com o Supremo Tribunal Federal (STF). Há um sentimento difuso de reação contra o STF no Congresso, nos tribunais inferiores, alimentado pela mídia e pela falta de cuidado de alguns ministros com os atos públicos.

Há várias críticas ao governo Lula. Mas ele representa o último sopro de racionalidade na política brasileira, a última cidadela contra a invasão dos bárbaros. Há um processo de reconstrução das políticas públicas, em ritmo inferior ao da ansiedade geral, mas preservando os pontos centrais de racionalidade.

Uma derrota de Lula, seja para qual candidato bolsonarista for, significará um ataque bárbaro ao Estado brasileiro, um desmonte conduzido sob a ótica dos interesses privados mais abjetos e irresponsáveis.

Será que vale a pena conseguir um naco da Petrobras, do Banco do Brasil, apropriar-se de universidades federais, se a soma final será um país destruído, um projeto de nação totalmente comprometido? Aparentemente, para esses grupos vale, já que não abraçam nenhum sentimento de brasilidade.

O apoio do próprio PT ao jabuti das termoelétricas, a indicação do Ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, para a coordenação política da campanha de Lula, mostra que a estratégia montada tenta combater o adversário em seu próprio terreno, o das espertezas políticas.

Troca-se um projeto conceitual, uma tentativa de um plano de metas, como fator aglutinador da sociedade, por um varejão de “entregas” com propósitos políticos.

Se, mesmo assim, Lula se mostrar competitivo, a trucada do Congresso, de Hugo Motta e David Alcolumbre, traz riscos muito maiores. Há um crescimento exponencial do atrevimento do Centrão, que poderá promover um impasse terminal entre os Três Poderes, em um momento – como me lembra Luiz Alberto Melchert – em  que a geopolítica dos Estados Unidos, com as big techs de aliadas, nunca esteve tão atuante. E a politização das Polícias Militares nunca esteve tão radicalizada. No Paraná, a PM invadiu uma sessão da Assembleia Legislativa que se propunha a discutir as mortes cometidas por ela.

O Plano de Metas teria o condão de definir os atores para o próximo tempo do jogo, conseguindo ampliar a massa crítica de aliados contra o atraso. E consegue-se um instrumento de mobilização que vai além do campo restrito das bolhas políticas. Hoje em dia, a NIB (Nova Indústria Brasil) tem boas entregas, mas sem reflexo político porque é uma ação de Ministério – não de um Presidente.

A marcha da insensatez avança. Ou os setores racionais se dão conta dos riscos que o país corre, ou será muito tarde para conter o desmonte, matando qualquer possibilidade de reconstrução nacional.

(Luis Nassif, do GGN)

 


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: ataquegovlula
EnviarCompartilhar2Compartilhar

Notícias Relacionadas

do

Sena no D.O….cessão de servidor do município ao GdA

4 de novembro de 2025

DECRETO Nº 178 de 03 de novembro de 2025 Art 1º - Ceder o servidor EDMILSON LIMA DE ASSIS, pertencente...

Morre Dick Cheney, conservador que rompeu com Trump e votou na Kamala Harris

Morre Dick Cheney, conservador que rompeu com Trump e votou na Kamala Harris

4 de novembro de 2025

Dick Cheney, ex-vice-presidente dos Estados Unidos morreu aos 84 anos, informou a família nesta terça-feira (4). Vice de George W....

Saiba como usar as notas individuais do Enem 2025

Saiba como usar as notas individuais do Enem 2025

4 de novembro de 2025

Por Daniella Almeida Agência Brasil - As provas objetivas e a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de...

Justiça Federal lança livro e mostra sobre o Cais do Valongo no Dia da Consciência Negra

Justiça Federal lança livro e mostra sobre o Cais do Valongo no Dia da Consciência Negra

4 de novembro de 2025

Por CJF Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Justiça Federal lança o livro e a exposição “Valongo: Justiça...

Operário morre após desabamento em torre medieval de Roma📹

Operário morre após desabamento em torre medieval de Roma📹

3 de novembro de 2025

Um operário de 66 anos, identificado como Octay Stroici, morreu nesta segunda após ser resgatado dos escombros da Torre dei...

Mais lidas

  • desafio

    Sena: O desafio de várias gerações…📹

    16 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Dia do Servidor na Urap São Francisco…📹

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Hortência em Sena…evento no Colégio Dom Julio nesta tarde

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • Hortência em dia de palestra é assim…Hoje foi em Sena…📹

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • Pe. Massimo: ‘túmulos são trigos…’…⛪

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

do

Sena no D.O….cessão de servidor do município ao GdA

4 de novembro de 2025
saúde logo

A melhor notícia da terça para Sena Madureira…📹

4 de novembro de 2025
dep gonzaga

Dep Gonzaga: devolução de recursos para a BR-364

4 de novembro de 2025
vereadora

Sessão na câmara de Sena…4.11..📹

4 de novembro de 2025
crc

Com apoio da Aleac, CRC realiza maior encontro de contabilidade do ano

4 de novembro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.